terça-feira, 20 de março de 2007

Brasil plantou um bilhão de árvores comerciais em 2006

Produtores plantaram no Brasil 627 mil hectares de florestas industriais em 2006 – o que representa um recorde histórico: pela primeira vez, o país plantou mais de um bilhão de árvores num único ano. Esta é a principal conclusão de um levantamento elaborado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
Segundo a pesquisa, desde 2003, a área plantada vem aumentando consideravelmente, sendo 2006 o quarto ano consecutivo de crescimento e o terceiro de recorde histórico de plantio. O crescimento de 2006 em relação ao ano anterior foi de 13%: em 2005, foram plantados 553 mil ha.
Para chegar a esse número, os técnicos dos dois órgãos cruzaram dados a partir de levantamentos realizados junto às instituições estaduais de meio ambiente/florestas, às entidades setoriais, às empresas florestais e consumidoras de madeira, prestadores de serviços, universidades, produtores de sementes, viveiristas, consultores e agentes financiadores de todo o Brasil.
A maior parte da área plantada é composta por eucalipto, pinos e teca, mas o estudo computou áreas de espécies nativas, como de seringueira em São Paulo e Espírito Santo, e de paricá na Região Norte.
Agricultura familiar
Outro dado importante, revelado pelo estudo, foi o crescimento da participação do pequeno e médio produtor florestal na atividade. Entre 2002 e 2006, o total da área por eles plantada cresceu 616%.
Eram 7,8% do total em 2002, saltando para 25% quatro anos depois. Levantamentos preliminares apontam, inclusive, que, se forem considerados apenas os novos plantios (excluindo-se as áreas de reforma), a participação do pequeno produtor pode chegar a 40%.
“Este crescimento da participação do pequeno produtor revela uma mudança no perfil social das florestas plantadas no Brasil, que tradicionalmente se concentrava em grandes plantios de empresas verticalizadas”, explica Tasso Azevedo, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Estados
A pesquisa também foi detalhada por unidades da Federação. As regiões Sul e Sudeste seguem com as maiores áreas plantadas, totalizando 72% dos plantios em 2006. Porém, houve uma ligeira queda em relação a 2004 quando representavam 76%.
Os estados com maiores áreas plantadas em 2006 foram Minas Gerais (145 mil hectares), São Paulo (98 mil) e Rio Grande do Sul (90 mil hectares). O Rio Grande do Sul também teve o maior crescimento proporcional em relação a 2005, ano em que foram plantados 35 mil hectares no estado.
De qualquer forma, a área plantada em 2006 aumentou em todas as regiões do Brasil, com destaque para as Regiões Centro-Oeste (26%) e Sul (36%). O menor crescimento foi detectado no Sudeste (3%).
Os números de 2006 trazem uma novidade no que diz respeito aos estados da Região Norte. Acre, Amazonas e Rondônia ultrapassaram a barreira de 500 ha plantados em um ano (a estimativa não incluiu unidades da Federação, cujo plantio foi menor do que 500 hectares, no período 2002-2006). Nos últimos três anos, subiram de 14 para 21 os estados com áreas plantadas maiores que 500 hectares anuais. (Luiz da Motta/SFB)
Parauapebas
Em Parauapebas, convênio entre prefeitura, Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e outros organismos prevê a plantação de 33.324 mudas, numa área de 533.162,20 metros quadrados de mata ciliar do igarapé Ilha do Coco, em dois anos.
No último domingo (18), mas de 100 voluntários plantaram as primeiras 1.500 mudas nativas nas nascentes do igarapé.

Nenhum comentário: