quarta-feira, 7 de março de 2007

Prêmio Bertha Lutz será entregue nesta quarta

O Congresso Nacional reúne-se às 10 h desta quarta-feira (7), em sessão solene, para comemorar o Dia Internacional da Mulher e entregar o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. As premiadas deste ano são Beatriz Moreira Costa, Sueli Batista dos Santos, Ivana Farina Navarrete Pena, Maria Yvone Loureiro Ribeiro e Moema Libera Viezzer.
A cerimônia acontece no Plenário do Senado, com apresentação do Coral do Senado, que interpretará o Hino Nacional. Haverá, ainda, uma chuva de pétalas de rosas, que serão jogadas da galeria no início do discurso da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), presidente do Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Além disso, 200 botões de rosas brancas serão distribuídos para as convidadas.
As premiadas deste ano foram escolhidas entre 50 candidatas. Ivana Farina Navarrete Pena é promotora de Justiça; Maria Yvone Loureiro Ribeiro ajudou a fundar a Sociedade Alagoana de Defesa dos Direitos Humanos e Moema Libera Viezzer é considerada uma das figuras mais importantes do país na área de educação para novas relações de gênero e proteção ao meio ambiente.
A jornalista Sueli Batista dos Santos é fundadora da Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais de Cuiabá (BPW Brasil). Beatriz Moreira Costa é moradora do Rio de Janeiro (RJ) e sacerdotisa suprema dos candomblés de origem Ketu-iorubá.
O prêmio Berta Lutz foi instituído pela Mesa do Senado em 2001 como forma de homenagear mulheres de todo o país que tenham prestado relevantes serviços na defesa dos direitos femininos e em questões de gênero.
Bertha Maria Júlia Lutz, que dá nome ao prêmio, nasceu em São Paulo, em 2 de agosto de 1894. Era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro da Medicina Tropical Adolfo Lutz. Tornou-se líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras por ter sido responsável pela aprovação da legislação que lhes outorgou o direito de votar e serem votadas.
Ainda como parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi inaugurada na segunda-feira (5) a exposição Prêmio Bertha Lutz, que reúne fotografias das premiações concedidas anualmente pelo Senado Federal desde 2001. A mostra pode ser visitada até sexta-feira (9), das 9 às 18 h, na Senado Galeria, no térreo do Anexo I.

Nenhum comentário: