quarta-feira, 28 de março de 2007

Saquinho? Não, obrigado!

Há sacolas para todo tipo de produtos

Levar sacolinhas plásticas para casa virou uma atitude automática para a maioria das pessoas. Ninguém nem pára para pensar. Apenas levam. Algumas pessoas garantem que pegam porque têm utilidade para elas, mas a grande maioria acaba usando apenas porque não sabe o que fazer com aquele bando de plástico.
Mas é bom que se frise que essas sacolas são fruto de uma fonte de energia não renovável: o petróleo. Fora isso, são grandes vilãs no mar, matam animais marinhos asfixiados e ainda colaboram com inundações urbanas por entupirem bueiros e bocas de lobo.
Se não precisamos tanto delas, por que não nos libertamos? Saia de casa distraído e pronto. Você volta com algumas sacolinhas. Farmácia, lojas, padarias, bancas, vídeo locadoras... há sempre alguém empurrando uma sacolinha pra você. Mas será que um DVD precisa vir numa sacola? E o pão que já está no saco de papel? Pequenas caixinhas de remédio, então, nem se fala.
O segredo está na consciência, em ser mais ativo e mudar de hábito. Muitas de nossas compras não precisam de sacolas e no caso de compras maiores não é difícil: basta levar uma sacola de feira, de pano ou até mesmo uma mochila e dizer: sacolinha? Não, obrigado.
Colaboração de André Soares, do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC). (Do Blog do Planeta)

Nenhum comentário: