terça-feira, 3 de novembro de 2015

Servidores da Adepará ameaçam entrar em greve nesta terça-feira

Os servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) prometem entrar em greve por tempo indeterminado, a partir de meia noite desta terça-feira (3), em protesto contra a falta de pagamento da gratificação prêmio produtividade. O benefício faz parte do plano de carreira dos servidores do Estado, tornado lei em 2014 e que deveria ter entrado em vigor em abril deste ano.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Agropecuário e Fundiário do Pará (Stafpa), em assembleia geral realizada no dia 7 de outubro passado, a categoria decidiu aguardar manifestação do governo de Simão Jatene sobre possível negociação, mas não houve contato desde então.
“Estamos esperando a negociação desde abril, mas, infelizmente, o governador não cumpre o seu papel e não nos restou alternativa que não seja a greve geral”, informa Otoniel Chagas, presidente do Stafpa.
Ao todo, 772 servidores efetivos têm direito à gratificação, que deveria ser paga quando há excedente na arrecadação do órgão. Atualmente, esse valor extra é de aproximadamente R$ 940 mil, referente a 2014.
A Adepará é o órgão estadual responsável pela inspeção de carnes em frigoríficos e abatedouros, assim como dos hortifrutigranjeiros comercializados no Pará.
Além destes setores, a área administrativa também aderiu à greve. Apenas o serviço de barreira de fronteira, responsável pelo controle da entrada de animais no estado, terá as atividades mantidas.
Prejuízos
A greve poderá comprometer o abastecimento desses produtos no mercado local, uma vez que somente os profissionais da Adepará podem liberar carnes, frutas e legumes para o consumo. Além disso, influenciará na receita do Pará, já que a agência é a terceira maior fonte arrecadadora, perdendo apenas para o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa).
Segundo Chagas, os servidores vão se concentrar, na manhã de hoje, em frente à sede da Adepara, no bairro da Pedreira, para esclarecer a sociedade sobre os motivos da greve. 
Em nota, a Adepará diz que já informou ao sindicato que o processo de regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações está em andamento e que se dispõe em agilizar o pagamento aos servidores. Disse ainda que manterá, durante a greve, as atividades de defesa agropecuária com o menor prejuízo possível. (Lidemar Oliveira/Diário do Pará)

Nenhum comentário: