quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Estado do Pará e Noruega firmam protocolo de intenções

Durante cerimônia de assinatura do protocolo de intenções entre o Estado do Pará e Noruega, o governador Simão Jatene recebeu a visita do príncipe herdeiro do país, Hakkon. A cerimônia ocorreu no Palácio Lauro Sodré, onde funciona o Museu do Estado, na noite desta quarta-feira (18), com a presença do secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza; chefe da Casa Civil, José Megale; e outras autoridades locais e norueguesas.
O príncipe chegou ao palácio acompanhado de sua comitiva e foi recepcionado pela guarda e banda da Polícia Militar. Após a cerimônia de assinatura, o príncipe Hakkon e sua comitiva participaram de um jantar, que trouxe um cardápio baseado na culinária regional servido de forma sofisticada. Em destaque, filhote, camarão e frutas regionais, como o bacuri e o açaí. Ao final da recepção, assistiram a uma apresentação de carimbó.
O Pará e a Noruega sempre tiveram uma relação diplomática, intelectual, tecnológica e acadêmica muito forte. Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os dois governos, a assinatura do documento, feita por meio da Sectet e do Conselho de Pesquisa da Noruega, é o primeiro passo dado rumo ao estabelecimento de futuros acordos de cooperação com vistas a promover o desenvolvimento e o intercâmbio de competência científica, capacitação, acesso mútuo a infraestrutura de pesquisa, troca de experiências e mobilidade acadêmica de pesquisadores e estudantes no Pará e na Noruega.
O país europeu é um dos que mais investe no chamado fundo Amazônia Nacional, que financia o projeto do governo chamado Municípios Verdes, e um dos que mais se preocupa com a questão ambiental do planeta.
A presença da Noruega no Pará não se limita apenas à área da mineração, mas também em setores que buscam tornar a região cada vez mais uma grande experiência efetiva de desenvolvimento sustentável.  
Representando o Conselho de Pesquisa da Noruega, Fridtjot Unander destacou que essa parceria vem para aumentar as colaborações nos setores já existentes e fortificar ações em novos espaços como o da indústria, por exemplo.
A partir de agora, algumas ações serão priorizadas, tais como promoção de eventos, visitas acadêmicas para levantar interesses conjuntos; desburocratização e facilitação de atividades cooperativas de pesquisa; e a identificação de fontes de financiamento para atividades específicas.
As negociações para a formalização da parceria bilateral avançaram no primeiro semestre de 2015, com o diálogo estabelecido entre a Sectet e a embaixada da Noruega. (Bianca Teixeira)

Nenhum comentário: