segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Alerta geral!

Barragens de rejeitos são estruturas que têm por finalidade reter resíduos sólidos e água oriundos do processo de beneficiamento de minério. Os rejeitos apresentam na sua composição partículas dissolvidas e em suspensão, além de metais pesados e reagentes químicos.
Esta informação tem por objetivo caracterizar resíduos do processamento de cobre presentes na barragem de rejeitos da Mina do Sossego, localizada no município de Canaã dos Carajás.
Foram selecionados cinco pontos de coleta (sedimento e água), os quais foram caracterizados por DRX, MEV/EDS e Raman, além da análise de pH. As amostras de sedimento são basicamente constituídas por Actinolita, Albita, Biotita, Clinocloro e Quartzo. As amostras de água apresentaram pH entre 6,0 e 7,0.
Esses resultados são preliminares, pois os íons presentes nos sedimentos os qualificam como material de partida para a síntese de adsorventes químicos e/ou catalisadores heterogêneos.
A comunidade deve ficar atenta quanto à barragem de rejeitos do Projeto Sossego, localizada em um dos afluentes do Rio Parauapebas, portanto, acima da captação de água de Parauapebas.
Se houver eventual rompimento da barragem, ocorrerá no mínimo suspensão da captação de água do Rio Parauapebas por dias ou meses. Isso significa que não estamos livres deste tipo de acidente. (Wander Nepomuceno)

Nenhum comentário: