terça-feira, 27 de novembro de 2012

Coluna Linha Cruzada (27/11)

O município de Parauapebas foi contemplado semana passada com o “Selo Unicef Município Aprovado”, um reconhecimento internacional concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ) às cidades que alcançam significativas melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Mais de 1,8 mil municípios brasileiros do Nordeste e da Amazônia foram inscritos na Edição 2009-2012.
No Pará, das 110 cidades que concorreram ao Selo Unicef, apenas 18 foram contempladas e vão receber a comenda na próxima quinta-feira (29), em Brasília.
Para obter o Selo, os participantes firmam acordo com o Unicef, comprometendo-se a planejar e desenvolver ações no intuito de alcançar resultados concretos para beneficiar crianças e adolescentes nas áreas da saúde, educação e proteção.
É necessário também que o município desenvolva e adote, na gestão municipal, políticas públicas e programas sociais mais efetivos, com participação da comunidade e de organizações não governamentais.
Cabe ao Unicef monitorar e avaliar o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais.
Na sessão da semana passada, na Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB) parabenizou as pessoas e entidades diretamente envolvidas nos projetos avaliados pelo Unicef, como ongs, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na avaliação do edil, os programas desenvolvidos pelo município propiciaram esse reconhecimento que vai facilitar o recebimento de mais recursos, para que a cidade possa melhorar ainda mais.
E por falar em vereador, ainda não foi acertado entre os parlamentares eleitos quem será o futuro presidente da Câmara Municipal de Parauapebas durante o biênio 2013/2014.
Estão no páreo Euzébio Rodrigues (PT), Francisco Pavão (PTB) e Josineto Feitosa (PSDC), mas não se surpreenda se o escolhido for outro vereador fora dessa lista.
A juíza Eline Salgado, titular da 58ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Curionópolis e Eldorado do Carajás, marcou a diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos nos dois municípios para o dia 7 de dezembro.
Já na 75ª Zona Eleitoral, que compõe os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, e tem como juiz eleitoral Líbio Araujo Moura, a diplomação dos eleitos está marcada para os dias 12 (em Canaã) e 13 (em Parauapebas).
Informações que estão sendo veiculadas dentro das vans que exploram o transporte coletivo de passageiros em Parauapebas dão conta que a tarifa de passagem será aumentada de R$ 1,50 para R$ 2,00, a partir de dezembro.
O poder público municipal, no caso a prefeitura, responsável pela homologação da tarifa de passagem, ainda não se manifestou sobre o assunto.
É necessária uma reavaliação das tarifas em virtude da inflação e para que o setor se adeque aos novos custos, mas não houve qualquer melhoria no serviço prestado aos usuários.
Ocorre nesta terça e quarta-feira, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) de Parauapebas, a etapa local do VI Festival de Música de Parauapebas (Fempa).
O evento é promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Por hoje é só.

Nenhum comentário: