sábado, 1 de setembro de 2012

Operação do Exército encerra nesta terça-feira em Parauapebas e Canaã

Fotos: Ronaldo Modesto
Major EB Eraldo

Blitz na rodovia PA 160
Iniciada na última terça-feira (28), encerra nesta terça-feira (4) a “Operação Parauapebas”, que vem sendo desenvolvida simultaneamente nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás pelo comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá.

Seguindo exemplo de 2010, quando Parauapebas foi sede da “Operação Jiboia”, o treinamento do Exército Brasileiro deste ano envolve aproximadamente 900 militares, além de blindados, viatura sobre rodas e emprego de aeronaves, com tropas oriundas das dez organizações militares que integram a 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

A operação do Exército na região utiliza, ainda, a Estrada de Ferro Carajás para transporte de militares e viaturas das unidades de Açailândia (MA) e Marabá para Parauapebas.

Neste sábado (01), a partir das 9 horas da manhã, no Núcleo Urbano de Carajás, será realizado desfile militar com apresentação das tropas e viaturas empregadas na operação, como parte das celebrações da Semana da Pátria.

Em declarações prestadas à reportagem, nesta sexta-feira (21), o major Eraldo, oficial de Comunicação Social da 23ª Brigada, explicou que a “Operação Parauapebas” tem como meta treinar militares na ocupação de pontos sensíveis, controle de vias e patrulhas em ambientes urbanos.

A manobra do EB atua também em operações de garantias da lei e da ordem, com exercícios de simulações das dificuldades supostamente encontradas pela tropa, como desobstrução de bloqueio e vias públicas, cumprimento de mandado e apreensão de pessoas acusadas, captura de elementos perigosos, ordenamento no trânsito, entre outras missões.

As operações de treinamento estão sendo executadas em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e as polícias Militar e Civil, parceria que deu às tropas do Exército respaldo legal para desenvolver os treinamentos nas duas cidades.

Na parceria do EB com as prefeituras de Canaã dos Carajás e Parauapebas, conforme explicou o major Eraldo, estão sendo realizadas atividades da Ação Cívico Social (Aciso) em comunidades carentes como Palmares Sul (Parauapebas) e Vila Bom Jesus (Canaã), com atendimentos médicos e odontológicos gratuitos em benefício da população.

A “Operação Parauapebas” consta ainda de exposições de material militar na Feira de Agronegócio de Parauapebas (FAP), palestras em escolas, apresentação da banda de música da Brigada e palestras para jovens sobre formas de ingressar no Exército Brasileiro.

Nenhum comentário: