domingo, 30 de setembro de 2012

Biometria pode liberar eleitor para votar em qualquer seção

A utilização da biometria para identificar os eleitores no momento da votação pode abrir caminho para uma nova organização do sistema eleitoral no país, tornando o processo ainda mais seguro e fácil, conforme Leonardo Barreto, cientista político da Universidade de Brasília (UnB). Para ele, será possível, por exemplo, o eleitor votar em qualquer seção eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a tecnologia que permite identificar o eleitor por meio de suas impressões digitais será utilizada nas eleições deste ano por aproximadamente 7,7 milhões de pessoas em 299 municípios. A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após identificação pelas digitais.

“Ainda não há nenhuma posição do TSE nessa direção, mas uma das possibilidades que a biometria traz é a reorganização de todo o sistema de votação, com a eliminação da necessidade de os eleitores comparecerem a zonas e seções eleitorais específicas. Com a biometria, você pode votar em qualquer lugar, porque haverá um banco de dados disponível em todos os lugares [de votação]”, explicou.

Segundo Barreto, embora uma das possíveis consequências seja a maior comodidade para o eleitor, que poderá escolher onde votar, o principal ganho é o aumento da segurança do processo.

“Sem dúvida esta nova organização eliminaria uma fonte de coronelismo político. Com o nível de detalhamento que existe hoje, sabendo-se exatamente onde cada pessoa confirma sua escolha, há candidatos que pressionam eleitores a garantir determinado número de votos nas seções onde estão cadastrados. Sem a estipulação de zonas e seções, perde-se esse tipo de controle”, explica o cientista pólítico.

De acordo com o TSE, o uso da biometria para identificação dos eleitores foi implementado de forma pioneira nas eleições municipais de 2008 nas cidades de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). Em 2010, o sistema foi utilizado por mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios em 23 estados. (Fonte: Agência Brasil)

sábado, 29 de setembro de 2012

Candidatos ao Conselho Tutelar se preparam para nova eleição

Com a aproximação do término do mandato de três anos, que ocorre no final do mês de dezembro deste ano, a coordenação do Conselho Tutelar de Parauapebas já se mobiliza para realizar eleição visando a escolha de novos membros do órgão para novo mandato da instituição, cuja eleição está marcada para ocorrer no dia 2 de dezembro próximo.

A revelação foi feita no início desta semana ao Jornal CORREIO DO TOCANTINS por Josberto Girão, então presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Parauapebas (Comdcap), que na quinta-feira (27) entregou o cargo para assumir outras atividades públicas no município.

De acordo com Josberto Girão, quatro dos cinco atuais conselheiros tutelares pediram licença de seus respectivos cargos para concorrer à reeleição no mês de dezembro. Como os quatro suplentes não puderam assumir as vagas dos titulares, por estarem ocupando outras funções consideradas mais importantes ou mesmo não serem encontrados na cidade durante a convocação, foi necessária a realização de uma eleição complementar, para escolha dos conselheiros temporários que ficarão nos cargos até 31 de dezembro.

Conforme explicou o então presidente do Comdcap, órgão a quem o Conselho Tutelar é subordinado, a eleição para escolha dos conselheiros temporários ocorreu em Parauapebas no último dia 5 de setembro, durante realização de audiência pública, com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, da Procuradoria Geral do Município e dos respectivos candidatos aos cargos almejados.

Durante a eleição, com a participação de cerca de 150 pessoas, 92 duas delas votaram em cinco candidatos, sendo que quatro foram eleitos e, após receberem treinamento específico, assumiram a titularidade dos cargos de conselheiros tutelares e um ficou na suplência, cujo mandato vai vigorar até o final de dezembro, quando vão assumir os novos membros a serem escolhidos na eleição de 2 de dezembro.

As inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar, para mandato de três anos, foram abertas no último dia 17 do corrente e deveriam encerrar nesta sexta-feira (28), mas, devido à pouca procura de candidatos, o período de inscrição seria estendido por mais uma semana. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Delegado faz balanço de BOs registrados nos últimos 4 anos

Fazendo uma espécie de balanço das ocorrências policiais registradas na delegacia de polícia pela comunidade nos últimos quatro anos, o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, declarou na última quinta-feira (27) à imprensa local que o índice de criminalidade vem caindo no município.

Na demonstração do delegado, ele mostra que em 2009 a Polícia Civil instaurou 870 procedimentos relativos a roubos e furtos. De janeiro de 2010 a setembro de 2012, segundo o delegado, o índice do mesmo tipo de crime caiu pela metade, comparando com as ocorrências registradas em 2009.

Com relação aos crimes em geral chegados ao conhecimento da delegacia, Antonio Miranda revela que em 2009 foram registradas 8.715 ocorrências, com 406 apurações, enquanto que de 2010 até este mês o número chegou a 5.989 ocorrências, das quais 665 foram apuradas e concluídas pela Polícia Civil.

O delegado Antonio Miranda atribui essa evolução de baixa de criminalidade no município à parceria da comunidade mantida com as polícias Civil e Militar e demais órgãos de segurança pública, entre estes o sistema Disque Denúncia, canal de comunicação entre a população e as polícias.

Sobre homicídios registrados no período, a autoridade policial não revelou números específicos, mas informou que a maioria dos assassinatos ocorridos em Parauapebas envolveu bandidos contra bandidos, com poucas pessoas de bem sendo executadas.

Mesmo com esta “comemoração” de baixa do índice de criminalidade na cidade, Antonio Miranda admite ser necessário que os órgãos de segurança pública continuem intensificando os patrulhões noturnos não somente nos finais de semana, como vem eventualmente ocorrendo, mas, também, em dias esporádicos durante toda a semana. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Fiscais de meio ambiente flagram crime em beira de rio

Fotos: Ronaldo Modesto
 
Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberam denúncia da comunidade de Parauapebas, no início desta semana, dando conta da existência de eventual crime ambiental praticado na margem direita do Rio Parauapebas, num novo loteamento que estaria surgindo na cidade, localizado na região da VS 10, saída de Parauapebas, no sentido de Canaã dos Carajás.

Na quarta-feira (26), a reportagem acompanhou uma equipe de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) que foi ao local indicado conferir a denúncia recebida de populares.

Ao chegar à área indicada, os fiscais constataram uma grande devastação de árvores na mata ciliar do Rio Parauapebas, além de enorme quantidade de aterros e galhos jogada no leito do rio, situação que poderia prejudicar o trajeto corrente da água no leito do riacho.

No momento da verificação do suposto crime ambiental, os fiscais da Semma abordaram uma funcionária do loteamento que estava com uma barraca instalada no local com proposta de negociar lotes urbanos para pessoas interessadas em construir casas e morar ali.

Procurada pela reportagem, a funcionária não quis se identificar e nem tampouco revelar o nome dos responsáveis pelo loteamento e derrubada de árvores, preferindo ficar calada.

Na manhã desta sexta-feira (28), uma equipe de reportagem do Jornal esteve no gabinete da secretária municipal de Meio Ambiente, advogada Jeanny Luce Freitas Frateschi, para saber sobre o procedimento tomado pela repartição quanto ao crime de degradação ambiental verificado na margem do Rio Parauapebas.

De acordo com Jeanny Frateschi, a Semma está tomando as providências, em conjunto com outras secretarias municipais que dizem respeito a ações de fiscalização da área em questão, com a finalidade de levantar a situação e punir os culpados, em caso de comprovação de crime ambiental.

Indagada a quem pertenceria a propriedade rural que estaria sendo dividida para comercialização de lotes urbanos, a secretária não quis ainda revelar o nome, uma vez que o órgão estaria checando a verdadeira identidade dos responsáveis pela área devastada. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Urnas da 75ª ZE já estão testadas

Waldyr Silva
Durante os últimos dois dias, terça e quarta-feira, nove técnicos eletrônicos do Tribunal Regional Eleitoral do Pará testaram as 424 urnas eletrônicas destinadas à 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas. As urnas vão atender aos 135.718 eleitores aptos a votar este ano na 75ª ZE, sendo 111.921 eleitores em Parauapebas e 23.797 eleitores em Canaã dos Carajás.

Depois de testadas e aprovadas, as urnas foram lacradas e recolocadas em caixas, com suas respectivas identificações, e na véspera da eleição, dia 6 de outubro, serão distribuídas nas 299 seções de Parauapebas e 74 de Canaã dos Carajás, nas zonas urbana e rural dos dois municípios. Durante os testes das máquinas, inclusive as urnas de reserva, os técnicos inseriram os dados de candidatos a prefeito e a vereador e dos respectivos partidos.

Do total de 424 urnas, 373 máquinas vão ser instaladas em igual número de seções eleitorais nos dois municípios e 51 urnas vão ficar de prontidão para eventual substituição, caso haja necessidade.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 75ª ZE, Rafael Xavier Arruda, o processo de testagem das máquinas eletrônicas consistiu na utilização de uma chave, flash de carga, que é um tipo de cartão de memória que contém os dados de localização de cada urna, e a mídia de resultado.

“A chave de cada urna utilizada pelos técnicos ficará em poder do presidente da seção para ligar a urna no dia da eleição”, explica o chefe de cartório, adicionando que o flash de carga armazena os dados de localização de cada urna e a mídia de resultado, um tipo de pendrive, possui os dados dos candidatos a vereador e prefeito desta eleição. Após a votação, esta mídia é retirada da urna e entregue à Justiça Eleitoral para o processo de totalização dos votos.

Segundo ainda Rafael Xavier, no momento em que o presidente da seção ligar a urna, entre 7 e 8 horas da manhã do dia da eleição, a máquina emite uma lista impressa, assegurando que nenhum candidato contabilizou votos antes do início da votação.

Novo prédio do Legislativo deve ser inaugurado ainda este ano

Ascom CMP
Faltando apenas terminar a pintura, a colocação do forro e a instalação dos elevadores, o novo prédio da Câmara Municipal de Parauapebas deve ser inaugurado ainda este ano. A afirmação é do diretor administrativo da Câmara, Wanterlor Bandeira, garantindo que as instalações do prédio priorizam o conforto, a acessibilidade e a segurança dos servidores e, principalmente, da população, “para que o cidadão se sinta bem acolhido”.

A edificação, que foi erguida em dois andares numa área de 6.935 m², está localizada na Avenida F, no Bairro Beira Rio II. O prédio é composto por dois auditórios, biblioteca, área administrativa, estacionamentos, gabinetes, banheiros, entre outras repartições.

No térreo ficará concentrada a parte administrativa do Poder Legislativo, como diretoria, controladoria, secretaria, procuradoria, tesouraria, contabilidade, informática, departamentos de licitações e de pessoal, recursos humanos, telefonista, sala das comissões, arquivo, assessoria de imprensa, copa e almoxarifado. Haverá também um auditório com capacidade para 100 pessoas.

Ainda no térreo, será instalada uma biblioteca, em uma área de 120 m², com espaço para prateleira de livros, área de estudos, acervo digital e computadores.

Com capacidade para 500 pessoas sentadas, o principal auditório abrange uma área de 864 m², composto por rol de entrada, sala de imprensa, departamento de som, painel de led - para que a população possa acompanhar as votações e observar os vereadores presentes - e o plenário (com sala privativa para reuniões).

O novo prédio possui 19 gabinetes (quatro a mais) distribuídos entre o primeiro e o segundo andar, integrados por recepção, banheiro e duas salas, sendo uma para a assessoria parlamentar e outra para o vereador. O espaço tem área de 45 m², exceto a presidência, que possui 78,5 m².

Quem for à Câmara terá espaço para estacionar o veículo em frente ou nos arredores do prédio. Na parte interna foi construído um estacionamento privativo, com vagas cobertas, para vereadores e servidores.

A nova Câmara foi construída com acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais ou com dificuldades de locomoção. São dois elevadores e diversas rampas. No auditório principal há espaço reservado para 26 cadeirantes, com poltronas mais espaçadas.

Foram instalados banheiros privativos em cada um dos gabinetes e na diretoria administrativa. Há também os de uso coletivo em cada andar e nos auditórios. Além disso, no térreo foram construídos dois vestiários, com chuveiros e armários.

O novo prédio do Legislativo tem um poço artesiano e possui quatro caixas de água, com capacidade para cinco mil litros cada e outra de 35 mil litros. A quantidade de água armazenada nesses reservatórios será suficiente para garantir o abastecimento por 15 dias, caso haja algum problema no fornecimento.

Desde que foi instituída, em janeiro de 1988, a Câmara de Parauapebas sempre funcionou em imóveis pertencentes ao Poder Executivo Municipal. O prédio atual já não atendia a demanda dos parlamentares, servidores e da população. (Waldyr Silva, com informações da Ascom CMP)

Parauapebas terá representante no Mundial de Karatê na Sérvia

O município de Parauapebas será representado pela carateca Karolini Consoli, 12 anos de idade, no Campeonato Mundial de Karatê da Sérvia, que acontecerá no período de 10 a 14 de outubro próximo, na cidade de Novi Sad.

Karolini Consoli é referencia na modalidade de caratê em Parauapebas, onde pratica o esporte desde os seis anos de idade, e ao longo desse tempo tem conquistado vários títulos para o município e para o Estado do Pará.

A atleta foi convocada pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos para representar a seleção Brasileira de Karatê no Campeonato Mundial da Sérvia, na Europa.

Na avaliação do treinador Francisco Eloécio, com um currículo que Karolini tem, com certeza ela representará bem Parauapebas, o Estado e o Brasil fora do país, “pois ela se destaca entre as mais de 500 atletas da Associação Ágape de Karatê, de Parauapebas”. Ele acrescenta que Karolini é faixa marrom e bem provável que em 2013 a atleta alcance a tão sonhada graduação de faixa preta.

No futuro, Karolini diz que cursará medicina, mas aproveita sua fase de pré-adolescente para fazer aquilo que melhor sabe fazer, que é lutar caratê, com o intuito de chegar ao topo do pódio com o título de campeã do mundo.

PRINCIPAIS TÍTULOS
Título .............. Ano .............. Local
Campeã Estadual / 2009 / Ananindeua (PA)
Campeã da Copa The Best / 2009 / Parauapebas (PA)
Bicampeã da Copa Estadual / 2010 / Belém (PA)
Bicampeã da Copa The Best / 2010 / Parauapebas (PA)
Campeã Norte e Nordeste / 2010 / Fortaleza (CE)
Vice-campeã Brasileira / 2010 / Jaraguá do Sul (SC)
Tricampeã Estadual / 2011 / Belém (PA)
Campeã Norte e Nordeste / 2011 / Caruaru (PE)
Campeã Brasileira / 2011 / Fortaleza (CE)
Campeã Pan-Americana / 2011 / São Paulo (SP)
Campeã da Taça Libertadores / 2011 / Parauapebas (PA)
Tetracampeã Estadual / 2012 / Belém (PA)
Campeã Norte e Nordeste / 2012 / Recife (PE)

(Francesco Costa/Waldyr Silva)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comunicado

A Prefeitura de Parauapebas informa que existem pessoas que estão se passando por funcionários municipais, vendendo placas de numeração de residências. Esclarece que não realiza esse tipo de procedimento e solicita aos moradores que forem abordados por esta ação que entrem em contato com o Departamento Municipal de Arrecadação (DAM), pelo telefone 3346-8207

Assessoria de Comunicação Social

Horário eleitoral

by J.Bosco

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Praça da Bíblia será inaugurada nesta quarta-feira

A Prefeitura de Parauapebas realiza nesta quarta-feira (26) acerimônia de inauguração do mais novo espaço de lazer da cidade, a Praça da Bíblia, localizada no Morro dos Ventos. O evento ocorrerá a partir das 17 horas e contará com a presença de autoridades políticas e religiosas.

A programação ocorrerá em dois momentos: a primeira parte inicia com a apresentação do Coral Municipal dos Servidores Públicos de Parauapebas e logo em seguida as autoridades farão seus pronunciamentos. Já no segundo momento será realizado um culto religioso.

A Praça da Bíblia, que integra o Projeto da Estação Ambiental Morro dos Ventos, é composta por quiosques, lanchonetes, área de eventos, mirante e playground. Por estar localizada no cume do monte, será possível aos visitantes contemplar a cidade de vários ângulos. (Ascom PMP)

Coluna Linha Cruzada (25/09)

Orientado pela cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) a não comparecer em manifestações públicas relativas à campanha de seu companheiro de partido José Coutinho, que concorre ao cargo de prefeito de Parauapebas, o prefeito Darci José Lermen compareceu nos comícios ocorridos na Vila Palmares Sul, zona rural, e na Praça de Eventos, zona urbana, no último final de semana.
O motivo do afastamento do alcaide às manifestações públicas do candidato petista é que o atual gestor estaria com um alto índice de rejeição junto à população e sua aparição ao lado de Coutinho poderia “queimar” o candidato.
Mesmo no reduto exclusivo do PT, no comício da Praça de Eventos, no sábado (22), houve um princípio de vaia contra Darci, mas o ensaio foi abafado pelo locutor do comício.
Juiz eleitoral Líbio Araujo Moura admite que na medida em que a campanha para prefeito e vereadores vai chegando ao fim fica mais difícil a fiscalização dos candidatos, que apelam a tudo em busca de votos dos eleitores indecisos.
O magistrado assegura à população que, mesmo diante da pressão exercida pelos candidatos, a Justiça Eleitoral vai fazer uma eleição limpa, com apoio dos poderes de segurança pública e dos próprios eleitores.
Nesta terça-feira (25), no salão de Júri do Fórum de Justiça de Parauapebas, ocorre cerimônia de lacre das cerca de 400 urnas eletrônicas e geração de mídia, com a presença de candidatos ou representantes destes.
Confiante na estrutura montada para coleta dos cartões de memória das urnas para totalização dos votos, Líbio Moura espera que até as 20 horas de domingo (7) já possa anunciar oficialmente os nomes dos candidatos eleitos nestas eleições.
O juiz promete credenciar os repórteres da cidade e disponibilizar espaço nos fundos do prédio do Cartório Eleitoral para que os profissionais de imprensa possam acompanhar a totalização dos votos sem atropelos.
Em Parauapebas, muita gente fazendo suas apostas com relação aos 15 candidatos a vereador que serão eleitos no próximo dia 7.
A maioria dos apostadores prognostica que a coligação do candidato a prefeito José Coutinho (PT) elegerá doze vereadores e a do candidato Valmir da Integral (PSD) apenas três.
Na reta final da campanha, tem aumentado o clima de animosidade na cidade, principalmente entre os partidários dos dois candidatos a prefeito que estão à frente nas pesquisas, Valmir da Integral e José Coutinho.
A página do Face book virou um espaço de guerra psicológica na internet travada entre os internatas que defendem seus candidatos a todo custo, difícil, ou mesmo até impossível, de a Justiça Eleitoral controlar.
Os celulares e e-mails são também outro meio de comunicação utilizado pelos candidatos para enviar mensagens, propostas, pedir voto e convidar para comícios e reuniões.
De acordo com o calendário eleitoral do TSE, hoje (25) é último dia para a reclamação contra o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação.
Na quinta-feira (27), será o último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral (Código Eleitoral, art. 52).
Por hoje é só.

Incra garante titulação de lotes para famílias de sem-teto

Ronaldo Modesto
O superintendente regional do Incra, com sede em Marabá, Edson Luiz Bonetti, garantiu, por meio de uma declaração oficial emitida pela repartição pública, que cabem ao órgão fundiário as diligências de titulação de uma área ocupada por famílias sem-teto no mês de março deste ano, na estrada de acesso à ferrovia, sentido Vila Palmares Sul, desde que a Prefeitura de Parauapebas requeira a área como de interesse social junto ao Programa Terra Legal.
O documento, datado e assinado pelo dirigente do Incra em 19 de setembro, foi apresentado e lido no final da tarde do último sábado (22) por Diego da Silva Rodrigues, um dos ocupantes e líder da área, para algumas famílias que se encontravam na invasão, que recebe o nome de Nova Vitória.

Em março deste ano, tão logo a área foi invadida por centenas de famílias, Edna Luciana Ramos, presidente da Associação Habitacional e Comunitária dos Moradores dos Bairros Bom Viver I e II, em Parauapebas, reivindicou a área como sendo da entidade, que vinha comercializando os lotes urbanos.

A presidente da associação garantiu na época que a entidade havia comprado da União a posse da terra há seis anos e de lá pra cá vinha comercializando os lotes para moradia popular. Ela informou, ainda, que a associação possuía todas as documentações de transação de posse da área.
Por outro lado, os ocupantes dos lotes afirmavam que estavam ali porque tomaram conhecimento que a área de cinco alqueires pertencia à União, e agora veio a confirmação de a área pertencia mesmo à União, conforme declaração do Incra. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PFC vence terceiro jogo amistoso

Carlos Campos
O Parauapebas Futebol Clube (PFC) venceu seu terceiro amistoso em ritmo de preparação para disputa da primeira fase da primeira divisão do Parazão 2013, pelo placar de 2 a 0. O adversário foi o Dallas, campeão do 1º turno do campeonato municipal da 1ª divisão. O confronto aconteceu às 16 horas de sábado (22), no estádio Rosenão.

A partida foi bastante disputada, e por isso o PFC não teve vida fácil. No primeiro tempo, o Parauapebas criou várias oportunidades de gols, com os atacantes Landu e Patrick, mas a defesa do Dallas se defendia bem, e saia nos contra-ataques rápidos, com sua principal arma, o atacante Rafael, que teve até chances de marcar. O primeiro gol da partida só saiu no final do primeiro tempo, com Jr. Parauapebas, aos 44 minutos.

No intervalo do jogo, o técnico Samuel pediu mais mobilidade no ataque, e começou o segundo tempo com duas alterações, colocando Cristiano Tiririca no lugar de Patrick e Wendel no lugar de Thiago Marabá.

O PFC ganhou em velocidade com Tiririca, mais cadenciamento com Wendel e várias chances de gols criadas e também perdidas, principalmente com o atacante Landu, que não estava em uma tarde inspirada.

Por sua vez, o técnico Dinho, do Dallas, fez algumas alterações e fechou mais a sua equipe, aumentando o volume de jogo no meio campo, colocando Willian, Romildo e Daniel, e no lugar do meia Mauro colocou o atacante Robson.

Para manter toda equipe em movimento e fazer observações, o técnico Samuel Cândido resolveu mudar quase todo o time que começou jogando, com exceção do zagueiro Alexandre. A mexida deu certo. O segundo gol saiu de uma jogada de ataque: o atacante Cristiano Tiririca carimbou a rede adversária, aos 39 minutos, marcando seu primeiro gol após a volta a Parauapebas.

Para o técnico Samuel Cândido, a avaliação foi positiva, não só pela vitória, mas pelo fato de ter colocado a mesma equipe em campo pela terceira vez. “Estamos nos preparando para o dia a dia. A equipe está focada nos trabalhos. O time do Dallas veio fechado, mas foi bom o desempenho do time”, comentou Samuel. O técnico ainda frisou que a primeira fase da primeira divisão é mais difícil que a segunda, isso porque a primeira fase é somente um turno com sete jogos. (Carlos Campos/Waldyr Silva)

domingo, 23 de setembro de 2012

Eleitor levará em média 40 segundos para votar, calcula TSE

A doze dias das eleições municipais, marcado para 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o tempo médio de votação será 40 segundos. O cálculo se baseou em informações coletadas em eleições anteriores. O tempo de votação foi calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto para o segundo cargo.

No próximo dia 7, o eleitor votará primeiro para vereador, depois para prefeito. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, se o primeiro colocado não obtiver mais de 50% dos votos, haverá segundo turno. No dia 28 de outubro, está marcado o segundo turno das eleições municipais.

No pleito municipal de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar nos candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios. Agora, as eleições ocorrem em 5.568 municípios.

Já o tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos, em 2008, segundo o TSE. O tempo de atendimento é calculado a partir da digitação do número do título do eleitor por parte do mesário até a confirmação do voto no segundo cargo.

A Justiça Eleitoral estimula que os eleitores levem a chamada cola no dia da votação. No papel devem conter os números de seus candidatos. O TSE colocou à disposição um modelo de cola que pode ser impresso e preenchido com os dados dos candidatos a prefeito.

Nesta segunda-feira (25), será o último dia para a reclamação contra o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação. Na próxima quinta-feira (27), será o último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral. (Fonte: Agência Brasil)

sábado, 22 de setembro de 2012

Juiz se reúne com candidatos e disciplina realização de carreatas

Waldyr Silva
Com o fim específico de evitar confrontos maiores entre partidários e militantes dos candidatos que concorrem às eleições deste ano em Parauapebas, já que na reta final da campanha os ânimos vêm se acirrando cada vez mais entre as partes, o juiz Líbio Araujo Moura, titular da 75ª Zona Eleitoral, reuniu na última terça-feira (18) com candidatos a prefeito e representantes de partidos e de coligações e definiu os dias em que os candidatos podem realizar carreatas na cidade, entre outras orientações.

Atenderam à convocação do magistrado, para participar da reunião, os candidatos a prefeito Antonio José da Silva Filho (Psol), conhecido por “Zezinho do Psol”, na companhia da advogada Tatiana Assunção Prado; Francisco Alves de Souza (PRP), o “Chico das Cortinas”; José Adelson Fernandes Silva (PDT), acompanhado do advogado Mário Monteiro; e Rui Hildebrando Alves Santos (PRB), conhecido por “Rui Vassourinha”.

O candidato a prefeito Valmir Mariano Queiroz (PSD), conhecido popularmente por “Valmir da Integral”, foi representado na reunião pelos coordenadores de campanha Leônidas Mendes Filho e Liliane Monteiro, enquanto o candidato José das Dores Couto (PT), o “Coutinho”, pelos advogados Wellington Alves Valente e Vinicius Monteiro da Silva.

Durante a reunião, o juiz eleitoral exigiu postura dos candidatos e representantes de partidos e de coligações quanto ao clima de animosidade existente atualmente entre os grupos majoritários e proporcionais, com o fito de evitar ocorrências criminais de violência e destruição de material de propaganda eleitoral.

Com relação às próximas realizações de carreatas nas principais ruas da cidade, Líbio Moura proibiu que os candidatos e coligações fizessem este tipo de movimento no período de 1º a 6 de outubro, devendo obedecer, conforme sorteio ocorrido na reunião, ao seguinte calendário:

Sábado (hoje): Rui Vassourinha; dia 27: Zezinho do Psol; dia 28: Valmir da Integral; dia 29: Adelson Fernandes; e dia 30: José Coutinho. O candidato Chico das Cortinas optou em não realizar carreata.

O juiz determinou ainda que, visando ordenamento do trânsito e providências de segurança pública, as comemorações decorrentes dos resultados das eleições nas urnas devam ocorrer em frente ao mercado municipal do Bairro Rio Verde, sentido Rua Araguaia.

Por último, o juiz Líbio Moura alertou aos candidatos e aos representantes de partidos e de coligações que a Lei Seca irá vigorar no período das 21 horas do dia 6 até zero hora do dia 8 de outubro, quando será proibida a venda de bebida alcoólica em bares e demais estabelecimentos comerciais da cidade.

Chico, Coutinho e Valmir apresentam propostas de governo

Fotos: Bariloche Silva


Finalizando a matéria sobre as propostas de governo que os candidatos a prefeito de Parauapebas entregaram à diretoria da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), publicamos nesta edição as sínteses dos projetos de eventual administração de Francisco Alves de Souza (PRP), o “Chico das Cortinas”; José das Dores Couto (PT), o “José Coutinho”; e de Valmir Mariano Queiroz (PSD), “Valmir da Integral”.

CHICO DAS CORTINAS
O candidato “Chico das Cortinas” focou seu programa de governo, caso seja eleito, nos setores de saúde, assistência social, educação e segurança pública. Para a área de saúde, o candidato assegura atendimento universal e integral a todos os parauapebenses; fortalece a capacidade de gestão da Secretaria Municipal de Saúde; cria política de educação permanente em saúde; apoia, fortalece e amplia as conferências e os conselhos de saúde; e fortalece as ações de saúde com equipes multiprofissionais e interdisciplinares.

No que diz respeito ao setor de assistência social, o candidato promete criar o sistema municipal de segurança alimentar; promover a melhor qualidade de vida e inserção social de idosos; criar o serviço municipalizado de atendimento às crianças, adolescentes e idosos; criar indicador municipal de vulnerabilidade social; e viabilizar a formação de consórcios intermunicipais para a implantação de redes de proteção social.

Na área de segurança pública, “Chico das Cortinas” garante proporcionar ações imediatas de segurança ao cidadão; aparelhar e capacitar as instituições policiais; mapear a criminalidade e a violência; e instalar câmeras de vigilância eletrônica nos pontos perigosos da cidade.

Por último, as propostas para a educação visam eliminar o turno intermediário; implantar o programa Rede de Desenvolvimento e Educação; construir centros integrados de educação e lazer como espaços de conveniência e desenvolvimento; e estabelecer padrão de qualidade na rede municipal de ensino.

JOSÉ COUTINHO
Nas propostas apresentadas pelo candidato José Coutinho, ele prioriza as áreas de agricultura, educação e saúde. Para a educação, promete construir a Cidade Universitária, com, no mínimo, oito mil universitários estudando até 2016; criar condições para a implantação de um centro tecnológico federal; criar a Fundação Municipal de Ensino Superior; implantar uma rede de centros de educação integrada; e ofertar cursos pré-vestibulares gratuitos.

Na produção rural, os planos do candidato giram em torno de ampliação dos investimentos na agricultura familiar e na verticalização da produção agrícola; implantação de programa integrado de logística para a produção rural; dobrar a participação dos produtores da agricultura familiar na merenda escolar; implantar as propriedades modelo para compartilhar conhecimento e promover turismo regional; realizar zoneamento produtivo; e incentivar a ampliação de capacidade de abate, através de parceria público-privada.

Para a saúde, Coutinho propõe implantar um novo modelo de saúde pública no município; construir três novas unidades de saúde da família a cada ano; criar o Cartão Municipal de Saúde; construir quatro novas unidades de saúde 24 horas; implantar residências médicas no novo Hospital Municipal; implantar programa de residência médica na área de medicina de família e comunidade; realizar teste rápido de HIV em qualquer unidade básica de saúde/ e criar uma central de consultas e exames especializados.

VALMIR DA INTEGRAL
Na apresentação de suas propostas, Valmir da Integral promete desafogar o trânsito em Parauapebas, construindo um anel viário em torno da cidade, com duplicação das principais vias de tráfego de veículos, retirando os caminhões pesados das vias centrais, com o intuito de diminuir o gargalo do trânsito e os acidentes; isenção de Imposto sobre Serviço (ISSQN) por dois anos para as micro e pequenas empresas que se instalarem no município; e dotar o Distrito Industrial de infraestrutura como água, energia elétrica e internet, para atrair indústrias ao local.

O candidato assegura também a criação da guarda municipal e de delegacias especializadas e equipadas; Clínica da Mulher, Upas, Centro Odontológico Itinerante e Saúde do Campo; Conselho Municipal de Agricultura, Parauapebas Verde e Complexo Cidadão; fim do “turno da fome” (intermediário), Farol do Conhecimento, Educação Integral, construção de creches e criação de universidade e escola técnica municipal.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia do perdão

by J.Bosco

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cartolas do PFC apresentam comissão técnica e jogadores

Fotos: Carlos Campos e Waldyr Silva


Numa solenidade simples, ocorrida na noite da última terça-feira (18), no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), dirigentes do Parauapebas Futebol Clube (PFC) apresentaram oficialmente à imprensa e à sociedade local a nova comissão técnica e os respectivos jogadores recém-contratados do clube, que começa a treinar, visando se incluir na elite do futebol paraense.

A mesa da solenidade, que foi acompanhada com coquetel de salgados e refrigerantes aos presentes, foi integrada pelo presidente do PFC, Laoreci Diniz Faleiro; diretores Rodolfo Ramos e Solange Campos; técnico Samuel Cândido; e pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Marcos Moratorio, tendo como chefe de cerimônia o relações públicas William Bayerl.

Após a fala dos integrantes da mesa, que discorreram sobre o novo grupo que compõe o time profissional de futebol parauapebense, torcendo para que o clube se classifique para representar o município no topo da elite, William Bayerl apresentou a comissão técnica, composta por Samuel Cândido (técnico), José Jorge (preparador físico), Mário Fernando (preparador de goleiros), Brito (enfermeiro) e Isael Silva (roupeiro).

Em seguida, o mestre de cerimônia apresentou, um a um, os novos jogadores contratados pelo Parauapebas FC, começando pelos pratas de casa. Goleiros - Douglas (Vila Romana) e Rogério (ex-Vila Romana); zagueiro: Erinho (Dallas); lateral: Renato (Dallas); volantes: Maranhão (Dallas), Toninho (Vila Romana) e Jairo (Dallas); meias: Júnior Chico (Crap), Rafael (Dallas), Thiago Marabá (Primavera) e Carlinhos (Triangulina); e atacantes: Maninho (Vila Romana), Oliveira (Crap) e Igor (Crap).

Depois, foram chamados os jogadores contratados de outras regiões. Goleiros: Mumu (Itaperuna-RJ) e Max (ex-PFC); laterais: Sinésio (ex-Tuna) e Rogerinho (sem clube); zagueiros: Max Melo e Alexandre Recife; volantes: Wiliam Santos, Fidélis e Carlos Alberto (cidades do Ceará); e atacantes: Bruno Gaúcho, Cristiano Tiririca, Patrick e Landu.

Em declarações prestadas à reportagem, o presidente Laoreci Diniz admitiu que a missão que o PFC assume, de vencer os sete jogos com igual número de times, em busca de uma vaga para disputar o Parazão 2013, é um grande desafio a ser enfrentado pelos diretores da agremiação desportiva, comissão técnica e, principalmente, pelos próprios atletas, que já começam a treinar.

Por sua vez, o técnico Samuel Cândido informa que, além dos jogadores contratados pela diretoria do PFC, outros atletas ainda vão ser adquiridos, até que o plantel seja definitivamente montado, para disputar uma das duas vagas entre os sete times da capital e do interior do Pará, cuja competição deve iniciar no mês de novembro deste ano.

Candidatos apresentam propostas de governo a empresários

Fotos: Bariloche Silva

Numa iniciativa da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), cinco dos seis candidatos a prefeito do município atenderam ao convite da entidade e apresentaram, em dias diferentes da semana passada, suas propostas para administrar a cidade, caso sejam eleitos nas eleições do próximo dia 7 de outubro. O único candidato que não compareceu à Acip foi “Rui Vassourinha”, do PRB. Abaixo, uma síntese das propostas de dois candidatos. As demais serão postadas no sábado (22).

ADELSON FERNANDES
Entre as principais propostas para um eventual governo, o candidato José Adelson Fernandes Silva (PDT), da coligação “Parauapebas em boas mãos”, promete implantar um sistema integrado de gestão, com a criação do Centro de Atendimento ao Cidadão, que poderá expor suas dúvidas, reclamações e solicitações por intermédio da internet, fone 0800 e/ou através da ouvidoria municipal, um link direto com o prefeito, onde este estará avaliando e resolvendo as questões que lhe forem passadas.

Pretende fortalecer o Departamento de Comunicação, dando autonomia para que o mesmo tenha condições de disponibilizar ações e serviços desenvolvidos pelo governo; atender à cidade com acesso de internet gratuita, a partir dos ambientes públicos de grande fluxo, como escolas, bibliotecas, rodoviária etc; incentivo à criação de comissões populares com o objetivo de avaliar e fiscalizar as obras públicas; transparência nos processos licitatórios; e criação da Casa dos Conselhos, garantido infraestrutura básica para o fortalecimento dos conselhos municipais como diretrizes de governo...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Internet: acessos em banda larga ultrapassam 81 milhões em agosto

Dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) apontam que os acessos à banda larga, no Brasil, ultrapassaram 81 milhões, em agosto. Nos últimos doze meses, cerca de 32 milhões de novos acessos foram ativados, que significa uma nova conexão a cada segundo.

Os novos acessos representam crescimento de 64% de ativação em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento destaca que nos primeiros oito meses de 2012 cerca de 21 milhões de novas conexões de banda larga foram ativadas. Aumento de 57% , na mesma base de comparação de 2011. De janeiro a agosto do ano passado, foram ativados 13,7 milhões de acessos.

Do total de acessos de internet rápida registrados no fim de agosto, 18,9 milhões são de banda larga fixa e 62,4 milhões de banda larga móvel. Nesse segmento, o número de conexões dobrou nos últimos doze meses. Segundo a pesquisa, o uso de internet em celulares teve crescimento de 97%. (Fonte: Agência Brasil)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

DMTT realiza Semana Nacional de Trânsito em Parauapebas

Ronaldo Modesto
Teve início ontem (segunda-feira), e vai até a próxima sexta-feira (21), a Semana Nacional de Trânsito em Parauapebas. O evento, que está ocorrendo em vários locais da cidade, é uma iniciativa do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Na abertura do conclave, na tarde de ontem (17), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a Semana Nacional de Trânsito contou com a participação de representantes de órgãos públicos como o DMTT, Detran, Corpo de Bombeiros Militar, secretarias municipais de Saúde e de Educação, organizações não governamentais, estudantes da escola João Prudência de Brito e famílias de vítimas de acidente de trânsito.

Para hoje (terça-feira), os organizadores do evento apresentam exposição itinerária de material educativo sobre trânsito nos bairros Cidade Jardim, estrada municipal Faruk Salmen e Praça de Eventos, no horário das 8 às 11 horas; e na Praça do Liberdade e na Rua Santa Catarina, no Liberdade, no período das 14 às 17 horas.

Já para esta quarta, quinta e sexta-feira (19 a 21), a programação consta de apresentação de fanfarra, simulação de atendimento de primeiros socorros, pelo Corpo de Bombeiros, e apresentação cultural, na escola Domingos Cardoso (dia 19); exposição de material educativo pelo DMTT, atividade para juventude e apresentação de fanfarra, na Praça do Cidadão, Bairro Rio Verde, na quinta-feira; e apresentação de peça teatral, palestra com agente de trânsito, atividade para e juventude e estudantes, e apresentação de fanfarra, na escola Chico Mendes, Bairro Cidade Nova, na sexta-feira. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Colaboradores da Comissão Brandão recebem comendas

Fotos: Pedro Wellington e Waldyr Silva
Advogada Cláudia Chini

Jornalista Waldyr Silva recebe homenagem

Francesco Costa foi também agraciado com estatueta
Dezenas de pessoas colaboradoras e membros da Comissão Brandão Municipal de Parauapebas Pró-Estado de Carajás foram agraciadas com diplomas de honra ao mérito e troféus no último sábado (15), no auditório do Atrium Hotel, em Parauapebas, em comemoração aos 20 anos de existência da Comissão Brandão Pró-Estado de Carajás.

A entrega das comendas foi antecipada por palestras proferidas por Magda Alves, Miguel Costa, José Soares, Márcio Dalferth e Cláudia Maria Chini, membros da Comissão Brandão Pró-Estado de Carajás, que discorreram sobre a história de luta nas últimas duas décadas em prol da criação do Estado de Carajás e os passos que a entidade vem tomando, do plebiscito, que ocorreu em dezembro do ano passado, para cá.

A palestra da advogada Cláudia Chini versou sobre a Ação Rescisória da Adin 2650, elaborada e protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, no dia 3 de junho deste ano, pelo também advogado Marcos Pereira Pimenta Rocha.

Mostrando-se bastante otimista quanto à ação rescisória, Cláudia Chini disse acreditar que, passando o período de análise e votação do Mensalão, a petição de Marcos Pimenta será apreciada pelos ministros do STF, com repercussão na mídia nacional.

A advogada mostrou que a ação rescisória requer, entre outros itens, medida liminar para suspensão dos efeitos da primeira parte do art. 7º da Lei nº 9.709, de 18/11/1998, que dispõe: “Nas consultas plebiscitárias previstas nos artigos 4º e 5º, entende-se por população diretamente interessada tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto a que sofrerá o desmembramento”.

Como sugestão, Marcos Pimenta aponta que ao final o Supremo declare sua inconstitucionalidade “por ofensa aos preceitos fundamentais violados amplamente demonstrados, tornando-o nulo e sem eficácia para a interpretação correta do termo, remetendo-se cópia ao presidente do Congresso Nacional para que se cumpra a decisão, determinando-se ainda que tanto o Senado como a Câmara Federal, quando diante de proposta de desmembramento, se abstenham de exigir ou regular a realização do plebiscito com a população de todo o estado desmembrando, realizando-o apenas com a população que tem domicílio na área desmembrada, conforme Decisões e Debates da Comissão Temática para criação de estados, redivisão territorial do Brasil e população diretamente interessada, tais como se extraiu das decisões e debates da Assembleia Nacional Constituinte de 1988”.

Todos os palestrantes foram unânimes em defender que até 2014, ou no máximo, 2016, o Estado de Carajás será efetivamente criado, com o avanço dado na luta após a realização do plebiscito e agora com a Ação Rescisória da Adin 2650.

Após as palestras, ocorreu a entrega simbólica das comendas aos homenageados, uma vez que, segundo a coordenação do evento, não houve tempo suficiente para confecção e produção de todos os diplomas e troféus, que serão entregues no endereço dos agraciados. Em seguida, foi oferecido aos convidados coquetel.

A Sucursal do Jornal CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas foi reconhecida com o mérito oferecido pela Comissão Brandão Municipal de Parauapebas Pró-Estado de Carajás.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Crap e Primavera vencem e continuam na briga pela classificação na 1ª divisão

Carlos Campos

A sétima rodada do campeonato municipal da primeira divisão começou com uma média baixa de gols. Em duas partidas, apenas quatro gols marcados, pois os atacantes foram mal na pontaria. Na luta por vagas nas semifinais, Crap e Primavera fizeram o dever de casa e venceram na rodada, no estádio Rosenão.

Na primeira partida, às 17 horas, o Crap batalhou muito para vencer o time do Independente por 2 a 1. A vitória foi decidida somente no segundo tempo de jogo. O jogo não foi razoável, porque faltou criatividade e pontaria para os atacantes. Exemplo do atacante Banha, do Independente, que cobrou mal um pênalti e perdeu a oportunidade de sair de campo com empate.

A vitória do Crap começou a ser construída por Jr. Chico, que abriu o marcador logo aos 2 minutos do primeiro tempo, com gol de cabeça, aproveitando um cochilo da defesa do Independente.

Na segunda etapa do prélio, o Crap voltou mais disposto e correndo atrás da vitória. O atacante Oliveira começou a se destacar no jogo, mas foi o Independente que surpreendeu em jogada individual, com o jovem Antônio empatando a partida aos 14 minutos. O gol da vitória do Crap veio aos 22 minutos com Oliveira, que arrancou pelo lado esquerdo, invadiu a grande área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro Adalto. Fim de jogo, Crap no G-4, 2, Independente na lanterna. 1.

Primavera 1 x 0 Palmeiras
A segunda partida da noite de domingo aconteceu entre Palmeiras e Primavera. Os palmeirenses lutam para não cair para segunda divisão, enquanto o Primavera briga pela parte de cima da tabela.

A partida foi bastante disputada durante todo o jogo, com a equipe do Primavera saindo de campo com a vitória de 1 a 0, diante do Palmeiras. O único gol do jogo foi anotado pelo atacante Bodó, aos 15 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, a equipe do Primavera, comandada pelo técnico Santos, somou 12 pontos na tabela e assumiu a terceira posição na tabela de classificação. Já o Palmeiras se manteve na oitava colocação com 5 pontos e pega pela última rodada o time do Vila Romana.

Complemento da 7ª rodada
Quinta-feira (20), às 20 horas: Rio Branco x Dallas
Quinta-feira (27), às 20 horas: Vila Romana x Palmeiras.
(Carlos Campos/Waldyr Silva)

domingo, 16 de setembro de 2012

Tatu-bola

by J.Bosco

sábado, 15 de setembro de 2012

Urnas eletrônicas continuam sendo testadas na 75ª Zona Eleitoral

Waldyr Silva
As 424 urnas eletrônicas que vão atender aos 135.718 eleitores aptos a votar este ano na 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas (111.921 eleitores) e Canaã dos Carajás (23.797 eleitores), continuam sendo testadas no Fórum de Justiça de Parauapebas por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

A previsão é que até o dia 25 deste mês todas as máquinas estejam em pleno funcionamento, inclusive as urnas de reserva, com os dados de candidatos e partidos inseridos, quando, então, todas elas serão lacradas, na presença do juiz eleitoral e de representantes dos partidos políticos que têm candidatos a prefeito, a vice e a vereadores concorrendo cargos nestas eleições.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 75ª ZE, Rafael Xavier Arruda, o colégio eleitoral de Parauapebas conta nas eleições deste ano com 299 seções (mesma quantidade de urnas) e o de Canaã dos Carajás com 74 disponíveis para os votantes, nas zonas urbana e rural dos dois municípios.

Do total de 424 urnas eletrônicas disponíveis para os municípios de Canaã e Parauapebas, 373 máquinas vão ser instaladas em igual número de seções eleitorais nos dois municípios e o restante de 51 urnas vai ficar de prontidão para eventual substituição de alguma urna, caso haja necessidade.

Operação das polícias retira ambulantes das calçadas

Ronaldo Modesto
Uma operação integrada pelas polícias Civil e Militar, ocorrida na tarde da última quarta-feira (12), em Parauapebas, apreendeu diversas mercadorias que estavam expostas e sendo comercializadas por camelôs nas calçadas das ruas E, F e nas margens da PA 275, no centro comercial do Bairro Cidade Nova.

Na operação, os órgãos de segurança pública recolheram de tabuleiros expostos nas calçadas e nos passeios dezenas de pares de meia, óculos, bolsas femininas e bolsas para viagem, bijuterias, cintos e outros tipos de mercadorias que estavam sendo comercializadas por vendedores ambulantes.

Ouvido pela reportagem, o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, informou que as operações de desobstrução dos passeios públicos e das calçadas nas áreas comerciais da cidade, ocupados por ambulantes e camelôs, fazem parte de um cronograma que vem sendo deslanchado pelas polícias Civil e Militar, conforme intervenção do Ministério Público Estadual.

“A intenção dos poderes públicos é zerar o índice de comercialização de produtos de origem duvidosa nos pontos comerciais das ruas E, F e margens da PA 275”, detalha a autoridade policial, assegurando que as operações de combate ao comércio ilegal vão continuar ocorrendo, esporadicamente.

Procurado pelo Jornal, o camelô Natanael Cardoso da Silva, que foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento, explicou que havia chegado naquele dia em Parauapebas para vender as bolsas na Rua E, “e agora fiquei num beco sem saída, pois investi 700 reais nas mercadorias e a polícia apreendeu tudo. E agora, como eu vou pagar essas bolsas para o fornecedor?”, indaga.

Diante da situação, Natanael Cardoso disse que só lhe restava a opção de conversar com o delegado para ver se haveria algum pagamento de taxa para ele reaver a mercadoria apreendida pela polícia. “Como fui orientado pela polícia, não vou mais me arriscar, colocando as bolsas para venda nas calçadas e passeios públicos”, declarou. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Comissão Brandão faz 20 anos e entrega comenda a colaboradores

Para comemorar os 20 anos de existência da Comissão Brandão Pró-Estado de Carajás, fundadores e coordenadores da entidade entregam neste sábado (15), a partir das 20 horas, no auditório do Atrium Hotel, em Parauapebas, dezenas de comendas a colaboradores da Comissão Brandão Municipal.

De acordo com Márcio Dalferth, presidente da Comissão Brandão Municipal de Parauapebas e vice-presidente regional da instituição, serão agraciadas com comenda dezenas de pessoas que ao longo destas duas décadas vêm colaborando para que a entidade mantenha viva a esperança de que a região seja efetivamente emancipada com a tão sonhada criação do Estado de Carajás.

Márcio Dalferth lembra que a Comissão Brandão Pró-Estado de Carajás foi criada no dia 31 de março de 1986, mas só foi oficialmente registrada no dia 15 de setembro de 1992, portanto, há 20 anos.

A Comissão Brandão Municipal de Parauapebas conta hoje com cerca de 300 membros cadastrados, alguns bastante ativos, outros meio parados, mas todos contribuem ou já contribuíram com as ações de luta da entidade.

Por causa da enorme quantidade de membros, nem todos vão poder receber o reconhecimento no evento deste sábado, reconhecimento que ficará para outra oportunidade, conforme explica o presidente da Comissão Brandão em Parauapebas.

Durante a solenidade de entrega de comenda, serão ministradas palestras e também informados aos presentes os novos rumos que a Comissão Brandão estará tomando daqui até 2016, quando se espera muitas novidades no que diz respeito à eventual emancipação do Estado de Carajás.

Dentre os temas a serem apresentados aos presentes e discutidos hoje, destaca-se a ação rescisória referente ao plebiscito de criação dos estados de Carajás e Tapajós, que foi elaborada pelo advogado Márcio Pimenta e protocolada no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, no dia 3 de junho deste ano.

Na oportunidade, serão entregues aos fundadores e colaboradores da Comissão Brandão troféus, cartão de membros permanentes, certificados de honra ao mérito e certificados de integração pela participação do governador do Tocantins, Siqueira Campos, na luta pela criação do Estado de Carajás.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Golpe na praça

A Prefeitura de Parauapebas, por meio do Procon, informa que um homem está se passando por funcionário do órgão para enganar empresários da cidade. Segundo a denúncia, o acusado, ainda não identificado, tem visitado estabelecimentos comerciais para vender Códigos de Defesa do Consumidor e placas indicativas do Procon.

No ato da venda, o homem induz o empresário a comprar o material com o argumento de que ele não terá o estabelecimento multado. De acordo com Evellyn Salomão Moutinho, coordenadora-geral do Procon, nenhum funcionário do órgão está vendendo o material, tendo em vista que tais produtos são entregues gratuitamente aos interessados.

Jeová realiza comício nesta sexta-feira no centro da cidade de Canaã

A caravana do candidato a prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, da coligação “Trabalho e transparência”, realiza nesta sexta-feira, 14, a partir das 20 horas, um grande comício na praça central, localizada  na Av. Weyne Cavalcante, centro da cidade.

De acordo com a assessoria do candidato, confirmaram presença para o encontro político de hoje em Canaã dos Carajás o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), os deputados federais Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) e Zé Geraldo (PT-PA); os deputados estaduais Bernadete ten Caten (PT) e Parsifal Pontes (PMDB); o prefeito de Ananindeua Helder Barbalho, além dos candidatos a vereador da coligação.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Procon multa operadoras de celular em mais de R$ 320 mil

Fotos: Waldyr Silva

A coordenadora do Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (Procon) em Parauapebas, advogada Evellyn Salomão Melo Moutinho, por meio de processo administrativo instaurado de ofício, multou no final do último mês as operadoras de celular OI, TIM e Vivo no valor total de R$ 323.750,00, sendo R$ 92.500,00 para OI, R$ 185 mil para TIM e R$ 46.250,00 para Vivo.

Além da multa, a TIM foi proibida de vender e cadastrar novos acessos por um período de trinta dias em Parauapebas. O Procon determinou também às três empresas a realização de melhorias urgentes para garantir que os usuários possam utilizar os serviços contratados.

Em declarações prestadas à reportagem nesta quarta-feira (12), a coordenadora do Procon explica que as três operadoras estão sendo multadas em virtude de “péssimo serviço” verificado nas operações prestadas a seus usuários, conforme constatou serviço de pesquisa do órgão elaborado desde o ano passado.

Segundo Evellyn Salomão, ao longo desse período o Procon fez várias diligências no sentido de materializar os serviços prestados aos usuários das operadoras, para se chegar a uma conclusão se haveria necessidade de as operadoras serem ou não condenadas a pagar alguma multa pela ineficiência dos serviços.

Com relação à Claro, a coordenadora informa que no início da investigação a operadora ainda não tinha ultrapassado o período de seis meses de prestação de serviços aos consumidores de Parauapebas, para, então, ser fiscalizada também.

“Finalizamos o processo no final do mês de agosto último, e optando por condenar a OI, a TIM e a Vivo a pagar multa pecuniária”, enfatiza a advogada, acrescentando que as três operadoras já foram notificadas e entraram com recurso sobre a decisão, que será julgado pela Procuradoria Geral do Município de Parauapebas.

No levantamento feito pelo Procon, ficou constatado que a maior deficiência do serviço prestado pelas operadoras ocorre nas áreas de recente urbanização da cidade, como, por exemplo, nos bairros Park dos Carajás, Apoena, Cidade Jardim e Nova Carajás.

O Procon se localiza na Rua Araguaia nº 40, Bairro Rio Verde, Parauapebas, e atende pelos fones 151 e 3356-7252, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Consumidores terão redução média de 20,2% na energia elétrica a partir de 2013

A partir de 2013, os consumidores terão uma redução média de 20,2% na conta de luz. A informação foi divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante o lançamento do plano de redução de custos da energia elétrica no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta terça-feira (11).

O plano foi anunciado pela presidente Dilma na última quinta-feira (6), durante pronunciamento na TV em comemoração à Independência do Brasil, e detalhado nesta terça.

O objetivo principal do governo é reduzir os custos da energia para a indústria e, assim, aumentar a produtividade e conter os efeitos da crise econômica. A conta de luz será reduzida para todos os consumidores.

A redução nas distribuidoras (famílias e comércio) será em média de 20,2%. A redução total vai variar entre 16% e 28%, dependendo do valor da quantidade de energia consumida. No caso das indústrias, a redução vai variar entre 19% e 28%.

Os grandes consumidores terão maiores descontos, que é o caso de indústrias, fábricas e montadoras, por exemplo.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que "a redução vai aumentar a competitividade da indústria e comércio, ampliando mercados, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida de todos os brasileiros".

Segundo Lobão, a redução é resultado de um aporte da União de cerca de R$ 3,3 bilhões anuais, da eliminação dos encargos RGR (Reserva Global de Reversão) e CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) e do vencimento e renovação de concessões.

A CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) continuará existindo, mas vai ter 75% de redução do valor atual. Os programas considerados estratégicos para o governo, como o Luz para Todos, serão mantidos e reforçados.

O governo também anunciou a renovação de concessões que estão vencendo nos próximos anos, entre 2015 e 2017. De acordo com o ministro, serão concessões de geração, transmissão e redistribuição prorrogadas por 30 anos.

Benefícios
A presidente Dilma Rousseff reforçou que as medidas vão beneficiar a todos os consumidores, sem exceções.

Dilma fez críticas à gestão da energia antes dos petistas. Segundo ela, quando foi convocada pelo ex-presidente Lula para assumir o Ministério de Minas e Energia em 2003, encontrou o país com "sérios problemas" no setor e que foi preciso "reconstruir".
"Tínhamos um país com sérios problemas de abastecimento de energia, e por isso amargamos 8 meses de racionamento que resultaram em grandes prejuízos a empresas do setor elétrico e demais empresas e impuseram retrocessos na qualidade de vida da população. Tivemos que reconstruir esse setor que é fundamental".

A presidente afirmou ainda que as medidas de desoneração, como a da energia, são essenciais para aumentar o investimento público e privado, elevando os níveis de eficiência e aumentando a competitividade brasileira. "Isso é crucial para continuarmos elevando os empregos, distribuindo renda e crescendo. (Fonte: Veja On Line)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Coluna Linha Cruzada (11/09)

Foi dado inicio à organização da quarta edição do Festival de Cinema de Parauapebas, que este ano acontece no período de 5 a 17 de novembro.
As inscrições para mostra competitiva vão estar abertas até o dia 12 de outubro e podem ser feitas pelo site www.curtacarajas.com.
Este ano, a mostra competitiva irá premiar as seguintes categorias: Prêmio Ipê – Melhor Curta-metragem; Prêmio Xikrin – Melhor Curta Documentário; Prêmio Gavião Real – Melhor Curta Ficção; Prêmio Amazônia Anime – Melhor Curta de Animação; e Prêmio Parauapebas - Melhor Curta-metragem (júri popular).
Além da mostra competitiva, acontecerão ainda mostras paralelas, oficinas, encontros, palestras, homenagens e shows.
Outras informações podem ser adquiridas pelo e-mail festival@curtacarajas.com e pelos fones (94) 9145-0077 / 8129-5125. O evento é uma realização de Labirinto Cinema Clube.
Os 15 vereadores que forem eleitos este ano em Parauapebas para a próxima legislatura (2013-2016) terão salário de R$ 10.013,06.
O Projeto de Lei n° 032/2012, que fixa o subsídio dos vereadores nesse valor, foi aprovado em segunda e última votação. A proposta segue agora para sanção do presidente da Casa.
“A guerrilha (do Araguaia) foi mais um momento da história de refluxo do país no tempo. É a ilustração máxima de um Estado que não aceita o diálogo e promove uma guerra interna”.
É assim que o jornalista Leonencio Nossa resume a Guerrilha do Araguaia, tema de seu livro “Mata! – O major Curió e as guerrilhas no Araguaia” (São Paulo: Companhia das Letras, 2012).
Após pesquisar a história do movimento guerrilheiro na região amazônica durante dez anos e ouvir mais de 150 fontes, entre familiares de guerrilheiros e militares, o jornalista enfatiza que o “movimento armado do PCdoB pode ter sido motivado pelo clima da Guerra Fria, mas a repressão à guerrilha e à população sul paraense tem suas raízes na formação do Exército e na formação do país”.
Na avaliação de Leonencio Nossa, a guerrilha demonstra que “a história brasileira não tem raízes em Moscou, Tirana ou algum centro de formação militar mantido por Washington. A barbárie na repressão ao grupo armado e a formação de vítimas e algozes podem ser entendidas a partir da análise de outros capítulos dramáticos da história nacional”.
Ao investigar pontos polêmicos da história da Ditadura Militar e da Guerrilha do Araguaia, Nossa assinala que a “chegada ao poder a partir de um foco no campo, muito citado nos estudos do Araguaia, não é preciso na definição do que ocorreu na Amazônia”.
E dispara: “O Araguaia não era apenas o início de uma marcha revolucionária. A região era um campo de potencialidades econômicas e uma área estratégica nacional, mais que um terreno para o começo de uma caminhada rumo a um novo modelo político para o país e o mundo”.
A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), atual presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil), esteve no último domingo (9) em Parauapebas, em visita à Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP).
Acompanhada do presidente do Siproduz, Marcelo Catalão, a senadora visitou vários estandes da feira. /// Por hoje é só.

Câmara cria coordenação do programa de DST/HIV/Aids

Em sessão ordinária, na última semana, vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas apreciaram proposta e votaram pela criação da Coordenação do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, indicação apresentada pelo vereador Zé Alves (PT), a pedido do Grupo de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV-Aids e à Prevenção (Gapp+).

A indicação, que agora segue para análise do governo municipal, se acatada, integrará a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal.

A coordenação terá como missão, através de ações de políticas-públicas, reduzir a incidência das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), a vulnerabilidade da população de Parauapebas a esses agravos, do estigma e discriminação, além de trabalhar na inclusão social e na melhora integral da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Segundo o autor da proposta, o programa adotará como referência ética e política os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), como universalidade, descentralização, hierarquização, equidade e participação social. Atuará ainda na garantia do acesso universal à assistência gratuita, incluindo medicamentos específicos, e o direito de acesso aos meios adequados de prevenção para toda a população do município.

A coordenadoria do programa estará estruturada em cinco áreas de atuação: prevenção, assistência, vigilância epidemiológica, desenvolvimento humano e institucional e articulação com sociedade civil.

“A criação dessa coordenadoria municipal é de fundamental importância não só para fazer o debate, mas também para prevenir contra DSTs”, defende o vereador Zé Alves.

Na opinião do vereador Odilon Rocha (PMDB), é um dever do governo municipal dá condições de vida e dignidade para as pessoas portadoras do HIV/Aids. “É preciso ter políticas públicas com dotação orçamentária para se tratar de forma séria esse problema. Temos que diminuir a incidência em nosso município e se possível até erradicar”, ressalta o parlamentar. (Ascom/CMP/Waldyr Silva)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Parauapebas FC goleia em primeiro amistoso 8 a 0 no Asserp

Carlos Campos
Depois de duas semanas intensas de trabalhos físicos e avaliação, o Parauapebas Futebol Clube (PFC) realizou no sábado (8), às 9 horas da manhã, no estádio Rosenão, um jogo amistoso que serviu como pontapé inicial para a pré-temporada do elenco visando a estreia na primeira fase do Parazão da primeira divisão de 2013.

A partida foi contra a equipe do Asserp, que disputa o campeonato local da primeira divisão. O time comandado pelo técnico Samuel Cândido goleou a o time do Asserp pelo placar de 8 a 0, com destaque para o atacante Patrik, que marcou dois gols, e o atacante Landu, que também deixou sua marca.

Os jogadores prata da casa também se destacaram na partida, caso dos atacantes Rafael (Dallas) e Oliveira (Crap), que marcaram os dois últimos gols do jogo. Thiago Marabá, Júnior Parauapebas e Carlos Alberto completaram a goleada. O lateral Renatinho (Dallas) teve um bom aproveitamento na jogada de linha de fundo.

Para o técnico Samuel Cândido, o confronto serviu como primeiro coletivo de fato da equipe após o início dos trabalhos. O técnico ficou satisfeito com o desempenho dos jogadores em campo. “A princípio, a movimentação foi boa. Depois de duas semanas de trabalhos físicos bastante puxados, a equipe se comportou bem no amistoso. A vitória serviu para motivar mais ainda o elenco”, destacou o técnico.

O comandante Cândido lamentou não poder contar com alguns jogadores no amistoso por estarem aprimorando a forma física, no caso do zagueiro Max Melo, do volante Jairo Belém, dos atacantes Cristiano Tiririca, Wendel e Bruno e dos goleiros Max Santo e Munú, mas que para o próximo amistoso estarão à disposição.

A diretoria do clube está estudando agendar mais um amistoso até o final desta semana, para manter a equipe sempre em movimento. O jogo pode acontecer na sexta-feira ou no sábado.

Formação da equipe do PFC
Rogério, Sinésio, Carlos Alberto, Alexandre Recife (Erinho) e Rogerinho; Willian Santos (Maranhão), Jr. Parauapebas, Fidélis (Toninho) e Thiago Marabá (Igor); Patrik (Rafael) e Landú (Oliveira). (Carlos Campos/Waldyr Silva)

sábado, 8 de setembro de 2012

Mínimo

by J.Bosco

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vizinhos reclamam de fedentina provocada por curral de porcos

Fotos: Ronaldo Modesto


Jonas Barbosa
Alguns moradores do final da Rua Hamilton Ribeiro, no Bairro Novo Brasil, em Parauapebas, entraram em contato com a reportagem, na última segunda-feira (3), para denunciar que não suportam mais o mau cheiro que vem exalando de uma pocilga instalada nas proximidades.

A reportagem esteve no local para verificar a veracidade da denúncia, conversar de perto com os moradores queixosos e ouvir também o proprietário da suposta criação de suínos.

Ao serem questionadas a gravar entrevista pela equipe de reportagem, algumas pessoas da redondeza se esquivaram a se identificar e a ser fotografadas, porém, confirmaram, em off, que a situação, além da imprensa, exigia a presença de fiscais da Setor de Vigilância Sanitária do município.

Diferentemente dos vizinhos acima, a dona de casa Ivonete dos Santos, conhecida por “Nete”, proprietária de um conjunto de quartos de aluguel, declarou ao Jornal que já perdeu inquilino por causa da fedentina provocada pelos porcos, que ficam confinados em currais e também perambulam pelo meio da rua, incomodando a vizinhança.

“A situação piora ainda mais no período chuvoso, quando o vento da chuva espalha a catinga dos currais pra dento das residências, provocando um grande mal-estar para os moradores, principalmente na hora de alimentação”, denuncia “Nete” Santos.

Quem também se diz incomodada com a fetidez dos chiqueiros de porcos é a moradora Núbia Nascimento Cavalcante, afirmando que o caso já foi denunciado pela televisão, mas até então nenhuma providência havia sido tomada pelo poder público.

Procurado pela reportagem, o proprietário da criação de porcos, Jonas Barbosa, conhecido por “Mineiro”, justificou que criava os animais em área urbana porque não tinha outra atividade para sobreviver e nem tampouco área na zona rural para procriação e comercialização dos suínos.

“Mesmo sem ter pra onde ir, agora sou obrigado a dar meu jeito e arrumar um local pra criar meus bichinhos, por causa da pressão dos vizinhos, da prefeitura e até da imprensa”, dispara Jonas “Mineiro”, lamentando ter de parar com uma atividade que ele considera lícita. “Pior se eu estivesse fumando maconha ou roubando, mas estou derramando suor para sobreviver”, sintetiza.

Na Secretaria Municipal de Saúde, a reportagem foi informada pela assessora de comunicação do órgão, Maria José Monteiro, que o Setor de Vigilância Sanitária de Parauapebas já havia tomado conhecimento da denúncia e estaria tomando providência no sentido de sanar o problema.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ação social do Exército oferece atendimento de saúde à comunidade

Fotos: Ronaldo Modesto


Inserida na programação da “Operação Parauapebas”, desenvolvida no período de 28 de agosto a 4 de setembro nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás pelo Exército Brasileiro, sob a coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá, a Ação Cívico Social (Aciso) do EB atendeu no último sábado (01), no Posto de Saúde do Bairro da Paz, 270 pessoas com atendimento médico, odontológico e palestras sobre prevenção de doenças.

A Aciso contou com os trabalhos de dezenas de profissionais de saúde da corporação do Exército Brasileiro e da Secretaria Municipal de Saúde, nos serviços de consulta médica, tratamento dentário, aferição de pressão arterial, palestra sobre saúde e até distribuição de medicamentos.

Para animar o evento, houve apresentação da banda de música da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, que interpretou marchinhas antigas e canções da atualidade, sendo aplaudida pela comunidade presente.

Denominada “Mão amiga”, a Ação Cívico Social do EB em Parauapebas contou com a participação do general de brigada Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Em declarações prestadas à reportagem, o general Theóphilo Oliveira destacou que em todas as operações de treinamento da tropa do Exército são realizadas, paralelamente, atividades de atendimento à população do município. “E aqui em Parauapebas não poderia ser diferente, pois estamos fazendo jus ao nosso lema ‘mão amiga’, colaborando com a comunidade que nos acolheu, dando em troca orientações e serviços de saúde”, declarou o general de brigada.

Dentre as pessoas atendidas na Ação Cívico Social do EB, o mototaxista Euclides Torres Duarte, que acabara de ser atendido com aferição da pressão arterial, declarou que estava muito satisfeito em ser atendido no posto de saúde, “pois há dias eu planejava medir a minha pressão, e aqui foi muito fácil”.

A dona de casa Maria José Oliveira também se valeu dos serviços de saúde gratuitos oferecidos pelo Exército Brasileiro e Secretaria Municipal de Saúde, levando o filho menor de idade para receber serviços de limpeza nos dentes.

Prossegue nesta quinta-feira a Feira de Agronegócios com show de Amado Batista

Ronaldo Modesto
Iniciada no último sábado (1º), e vai até o próximo domingo (9), no Parque de Exposições “Lázaro de Deus Vieira Neto”, prossegue nesta quinta-feira (6) a 8ª Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP), com esperado show de Amado Batista.
De sábado até agora, já se apresentaram no palco principal da FAP 2012 os artistas e bandas João Lucas e Marcelo (dia 1º), Bruno e Trio (dia 2), Ministério Adoração e Vida (dia 3), Michel Teló (dia 4) e Fernanda Brum (ontem).
Ainda vão se apresentar na Feira de Agronegócios de Parauapebas os artistas e bandas Cavaleiros do Forró (amanhã), Maria Cecília e Rodolfo (sábado) e Israel Novaes (domingo), fechando a programação da FAP.
O evento é organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), com a participação e colaboração de vários segmentos da sociedade local e da região.
Os shows musicais são uma das atrações da feira, que se apresenta com exposições dos mais variados tipos de produtos, com destaque para implementos de agronegócios, animais, veículos, concurso leiteiro, rodeios, palestras, praça de alimentação, entre outras.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Parauapebas é a 4ª cidade do interior do país com maior potencial de consumo

Parauapebas é hoje a quarta cidade do interior do país com o maior potencial de consumo. Em dez anos, a economia do município vai somar R$ 2,9 bilhões a mais em vendas dentro de 45 segmentos do mercado. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela consultoria americana McKinsey e pela empresa de geomarketing Escopo para a revista Exame (Editora Abril), sobre o mapa do consumo no país até 2020.

Com base na pesquisa, que teve como foco os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, no ranking das cidades com maior projeção de vendas Parauapebas está atrás somente de Campinas (SP), Uberlândia (MG) e Santos (SP).

Em todo o Brasil, o crescimento de vendas até 2020 deve atingir a marca de R$ 1,3 trilhão. O setor que abocanhará a maior fatia desse bolo é o de alimentos e bebidas (R$ 293 bilhões), seguido do mercado de carros (R$ 203 bilhões), bebidas alcoólicas (R$ 203 bilhões) e vestuário (R$ 158 bilhões).

Na lista de consumo despontam também os cuidados com higiene pessoal (R$ 78 milhões), limpeza doméstica (R$ 30 bilhões), tabaco (R$ 24 bilhões), pet care (R$ 18 bilhões), eletrodomésticos (R$ 13 bilhões), motos (R$ 11 bilhões) e lazer (R$ 10 bilhões).

Essa projeção do mercado consumidor de Parauapebas já havia sido destacada no estudo divulgado pelo IPC Maps sobre o perfil econômico do país em 2012, que destacou o município paraense nas primeiras colocações entre as 5.565 cidades do Brasil, incluindo as capitais, com maior potencial de consumo.

RANKING
Cidades ......... Acréscimo de vendas (R$)
1ª - Campinas (SP) 3,9 bilhões
2ª - Uberlândia (MG) 3,5 bilhões
3ª - Santos (SP) 3,1 bilhões
4ª - Parauapebas (PA) 2,9 bilhões
5ª - Sorocaba (SP) 2,5 bilhões
6ª - Ribeirão Preto (SP) 2,4 bilhões
7ª - Juiz de Fora (MG) 2,1 bilhões
8ª - Caxias do Sul (RS) 2 bilhões
9ª - Feira de Santana (BA) 2 bilhões
10ª - Anápolis (GO) 1,9 bilhão

Ibama baixa norma para controle, uso e descarte de pilhas e baterias

O controle sobre a fabricação, o uso e o descarte de pilhas e baterias é fixado em decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Norma Instrutiva número 8, publicada no Diário Oficial da União. Pela norma, há uma série de regras para o descarte do material, o transporte, a reciclagem e o acondicionamento, assim como a determinação para que os fabricantes e importadores elaborem um relatório anual, informando em detalhes os procedimentos adotados.

Nas embalagens e manuais das pilhas e baterias, os fabricantes terão que informar sobre a adaptação às novas regras contidas na norma para o descarte e a reciclagem. O material deve ser descartado em coletas seletivas próprias, que podem ser encontradas em postos de vendas e em fábricas, mas jamais em lixos comuns.

No texto publicado nesta terça-feira (4) há uma ressalva sobre a necessidade de usar símbolos, como o “x” sobre os recipientes de lixo, para evitar o descarte do material nesses locais. Pela norma, a coleta de pilhas e baterias descartadas deve seguir uma série de regras, como o acondicionamento, a frequência do recolhimento do material, a destinação e as empresas envolvidas.

O rigor também existe para o transporte do material, informando sobre os envolvidos no processo e os locais de origem e destino. As empresas envolvidas na etapa da reciclagem também são submetidas à norma fixada pelo Ibama.

Devem ser informados os nomes das empresas fornecedoras e responsáveis pela reciclagem, a destinação, o aterro utilizado pelas companhias e os procedimentos adotados no processo.

A preocupação das autoridades é com as ameaças à saúde e ao meio ambiente causadas pelas substâncias contidas nas baterias e pilhas. Nelas há, por exemplo, mercúrio, cádmio, chumbo, zinco-manganês e alcalino-manganês.

Estudos mostram que algumas substâncias podem levar à anemia, a problemas neurológicos e ao desenvolvimento de câncer. No meio ambiente, o descarte das pilhas e baterias pode atingir os lençóis freáticos, o solo e a alimentação.

A Norma Instrutiva número 8 está publicada na Seção 1, páginas 153 e 154 do Diário Oficial. (Fonte: Agência Brasil)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Brigadistas controlam fogo na Floresta Nacional de Carajás

Fotos: ICMBio


Depois de duas semanas tentando apagar o incêndio que atingiu aproximadamente 400 hectares de mata virgem da Floresta Nacional de Carajás, finalmente os brigadistas e demais pessoal de apoio conseguiram, neste final de semana, controlar o fogo.

Em declarações prestadas à reportagem por telefone na manhã desta segunda-feira (3), em Parauapebas, o chefe substituto da unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Carajás, Marcus Vinicius Mendonça, explicou que o combate do incêndio contou com o importante apoio do Prevfogo/Ibama, que enviou 14 brigadistas da Brigada Municipal de Itupiranga e um coordenador do Estado do Alagoas, além de reforço aportado pela Vale na infraestrutura com mais um helicóptero de combate e um grupo de bombeiros civis especializados.

Outro fator apontado por Marcus Vinicius que contribuiu para conter as chamas nas matas da floresta foram as chuvas ocorridas nos dias 29 e 30, “mesmo sendo rápidas e curtas”.

Segundo ainda o chefe substituto da unidade ICMBio em Carajás, a área queimada já se encontra toda cercada por aceiros mecânicos e manuais, além de um pequeno igarapé considerado uma barreira natural ao avanço do fogo.

Apagadas as chamas, o ICMBio agora faz o trabalho de rescaldo e monitoramento das linhas de defesa, mas a extensa área e a densa vegetação queimada vêm dificultando a operação, devido à grande ocorrência de focos de requeima na área atingida.

Assim, o incêndio só será considerado totalmente extinto após a conclusão da operação rescaldo, que, segundo Marcus Vinicius, deve perdurar mais 15 ou até 20 dias.

Vox Populi aponta Valmir da Integral com 38% e Coutinho 22%

Pesquisa do Vox Populi mostra que se as eleições fossem hoje o candidato a prefeito de Parauapebas Valmir da Integral (PSD), da coligação “Mãos que trabalham”, seria eleito com 38% dos votos contra 22% de José Coutinho (PI), da coligação “Todos por Parauapebas”.
Na sequência, aparecem os candidatos Chico das Cortinas (PRP), com 6% das intenções de voto (sem coligação); José Adelson (PDT), da coligação “Parauapebas em boas mãos”, e Rui Vassourinha (PRB), empatados, cada um com 4%; e Zezinho do Psol (sem coligação) com 2%. Brancos e nulos somam 5% e os indecisos ou não souberam responder chegam a 20% dos entrevistados.
Segundo o Vox Populi, a pesquisa foi registrada no TSE sob o nº 00068/2012, realizada entre os dias 15 e 17 de agosto e ouviu 500 pessoas, com margem de erro de 4% para cima e para baixo.
Na pesquisa espontânea, a diferença entre Valmir e Coutinho é de 12 pontos em favor do primeiro, confirmando a opção da população pelo candidato da coligação “Mãos que trabalham”, uma vez que a pesquisa espontânea é a garantia da definição do voto. Neste quadro, se as eleições fossem hoje os números seriam: 31% para Valmir e 19% para Coutinho.
Outro fator que chama a atenção é o alto índice de rejeição do candidato Coutinho: 17% da população afirma que não vota nele de jeito nenhum.
O Vox Populi mediu também o desempenho do prefeito Darci Lermen. Mais da metade da população (54%) afirma estar insatisfeita com o desempenho do prefeito petista.
Acompanhe os gráficos abaixo: