segunda-feira, 7 de abril de 2014

Semana da Árvore começa com curso de paisagismo e jardinagem

Irisvelton Silva
Iniciou na manhã desta segunda-feira (7) no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), com o curso de paisagismo e jardinagem, a programação da 18ª Semana da Árvore de Parauapebas, que este ano traz o tema “Plante vida e colha saúde”.
O curso de paisagismo e jardinagem vai ser ministrado diariamente pela manhã até a próxima sexta-feira (11), com temas e instrutores diferentes a cada dia.
Na primeira etapa do curso nesta segunda-feira (7), o instrutor foi o engenheiro agrônomo André Rosa, servidor público da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb).
Para Wendelo Silva Costa, participante da primeira etapa do curso, a dinâmica do primeiro dia do treinamento foi bem didática, com as explicações do ministrante bastante claras com relação às técnicas básicas de jardinagem e paisagismo.
Daniel Silva, servidor público do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), destaca que o governo municipal tem uma grande preocupação com relação ao meio ambiente em que a sociedade vive. Por isso, a importância do curso de jardinagem e paisagismo, destinado aos alunos ambientalistas do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).
Já André Rosa, ministrante do curso, explica que passou aos participantes do curso noções básicas de preparo do solo, plantio de semente, transporte de mudas, manutenção e utilização de insumos agrícolas.
Programação
A programação da 18ª Semana da Árvore de Parauapebas conta ainda com visitas, plantio de mudas e uma solenidade especial para comemorar a data e sensibilizar a comunidade quanto à importância de preservação das árvores na cidade.
De 7 a 11/04 - Programa Primavera
Atividade: Curso de Paisagismo e Jardinagem
Horário: 8 às 12 horas (aulas práticas e teóricas)
Local: Centro Universitário de Parauapebas (Ceup)
Dia 10/04 - Trilha Ecológica
Atividade: Visita à Lagoa da Mata 
Local: Floresta Nacional de Carajás (Flonaca)
Horário: 8 horas
Dia 11/04 - Arborização 
Atividade: Plantio de mudas
Local: Avenida Bom Jardim, Bairro Bela Vista
Horário: 8 horas (200 mudas de pau preto) 
Dia 11/04 - Coquetel de encerramento 
Atividade: Solenidade com presença de autoridades e apresentações culturais
Local: Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC)
Horário: 19 horas

Texto: Waldyr Silva / Foto: Irisvelton Silva

Nenhum comentário: