terça-feira, 8 de abril de 2014

Formadores de Opinião (6)

Waldyr Silva
A coluna desta semana divulga os principais temas debatidos no período pelos integrantes do grupo Formadores de Opinião (FO), como falta de sinalização ou rotatória nos cruzamentos da Rodovia PA 160, bloqueio de acesso ao canteiro de obras da empresa Camargo Correa, mobilização anunciada para os próximos dias em São Paulo, entre outros.
Com relação ao trânsito na PA 160, os membros do grupo FO voltaram a se preocupar com as dificuldades que motoristas e pedestres encontram diariamente para atravessar a pista de um lado para outro, em virtude do intenso tráfego de veículos e a falta de sinalização no local.
Os debatedores apelam mais uma vez para que as autoridades responsáveis pelo setor façam urgentemente algo que possa minimizar o problema e evitar acidentes automobilísticos e mortes de pessoas que transitam por ali.
Na quarta-feira (2), a comunidade da Vila Palmares II, localizada a 20 quilômetros do centro de Parauapebas, bloqueou o acesso ao canteiro de obras da empresa Camargo Correa, que presta serviço de ampliação da Estrada de Ferro Carajás para a mineradora Vale.
Procurado para falar sobre o assunto, representante da Vale informou ao grupo que no mês de janeiro deste ano a empresa de mineração, por meio do Sine, se reuniu com a direção da Camargo Correa e foi decidido que a construtora disponibilizaria 230 vagas de serviços para moradores da vila.
De acordo ainda com a Vale, o Sine cadastrou alguns trabalhadores de Palmares II que procuraram o órgão, mas, em consequência de baixa qualificação de mão de obra, poucas pessoas foram selecionadas para preenchimento das vagas, fato que gerou insatisfação da comunidade.
Na tarde de sexta-feira (4), o diretório do Partido Social Democrático (PSD) escolheu o então gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Gesmar Costa, como pré-candidato a deputado estadual para disputar as eleições deste ano.
O anúncio dividiu as opiniões do grupo FO, uns considerando que a cidade perderia com a saída de Gesmar à frente do Saaep, uma vez que ele vem executando um importante trabalho para solucionar o problema de abastecimento de água tratada no município, enquanto outros apostam que o “homem da água” deverá ter importante votação para deputado estadual.
Informações, até então não confirmadas, chegam ao grupo Formadores de Opinião, dando conta que lideranças do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) estariam planejando fechar a BR 155, à altura da Curva do S, em Eldorado do Carajás, nos dias 16, 17 e 18 do corrente, como parte da programação Abril Vermelho.
Com relação às manifestações de protesto anunciadas para os próximos dias em todo o país, o grupo FO recebeu uma lista de 29 itens reivindicando dos governantes e de políticos uma série de ações em prol da população brasileira.
O movimento, que começa a ganhar corpo na internet e recebe o nome de “terceiro estado (povo esclarecido) clama por justiça”, prevê mobilizar cerca de um milhão de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, em data ainda não revelada.
“A guerra contra o mau político e contra a degradação da nação está começando. Não subestime o povo esclarecido que começa a sair da inércia e de sua zona de conforto para lutar por um Brasil melhor”, diz trecho do manifesto.
Entre os pleitos dos manifestantes, eles dizem que nenhum governante fala em reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários etc) dos poderes da República.
O movimento pede o fim de financiamento aos partidos políticos, que devem viver da quotização de seus filiados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para suas atividades, sugerindo a existência de apenas dois partidos.
Outro indicativo da mobilização é acabar com o vai e vem semanal dos deputados e respectivas estadias em hotéis de cinco estrelas pagas pelo contribuinte; e fazer uma devassa nas contas do MST e similares, bem como do PT e demais partidos políticos.
Por hoje é só.

Nenhum comentário: