quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sargento do Corpo de Bombeiros do Rio se destaca como artesão

Fotos: Waldyr Silva


Em Parauapebas pela segunda vez, a convite da unidade local do Corpo de Bombeiros para instruir civis e militares a escalar montanhas e rapel, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Marinaldo da Silva, 42 anos, além do trabalho que exerce há 20 anos na corporação fluminense, se destaca na arte de artesão, ao fabricar miniaturas de bonecos militares, usando como principais matérias primas resina poliéster, catalizador, calcita, tinta, madeira, arame e outros materiais.

Na última terça-feira (26), sargento Marinaldo expôs no quartel do Corpo de Bombeiros de Parauapebas mais de uma dezena e meia de bonecos representando as corporações do Exército, Bombeiros e Polícia Militar, quando na oportunidade falou à reportagem do CORREIO DO TOCANTINS sobre o interesse que ele tem pela arte, com destaque para produção de bonecos militares.

Segundo revelação do sargento, ele começou a ter atração pelas miniaturas de bonecos quando era ainda criança. Como seus pais não tinham condições de comprar brinquedos, o então menino Marinaldo começou a construir, rusticamente, alguns bonecos para brincar com os irmãos e coleguinhas vizinhos.

A partir do momento em que entrou para o Corpo de Bombeiros, começou a usar técnicas mais avançadas para produção das miniaturas, a grande maioria voltada para construção de bonecos de corporações militares.

Com o aperfeiçoamento da técnica de fabricar esculturas, sargento Marinaldo passou a ser reconhecido no Rio de Janeiro e ser convidado para ministrar palestras e oficinas em universidades e escolas públicas, repassando o que ele considera como “uma dádiva de Deus” a jovens interessados em aprender a arte de produzir bonecos em miniaturas.

Nos próximos meses, o bombeiro carioca, que retorna para o Rio de Janeiro nesta quinta-feira (28), pretende retornar a Parauapebas e ministrar uma oficina durante uma semana para jovens interessados em aprender a técnica artesanal de produção de bonecos. “Faço isso a custo zero para pessoas carentes interessadas em aprender a arte e fazer dela um meio de sobrevivência”, explica o bombeiro.

No Rio de Janeiro, o escultor comercializa cada boneco ao preço médio de R$ 80,00, principalmente em shoppings center, lojas de souvenir, feiras de artesanato e noutros tipos de comércio. Marinaldo diz que atende também encomendas de pessoas particulares pelos e-mails naldoartes@yahoo.com.br e miniaturasradicais@yahoo.com.br, e envia o produto pelos Correios. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: