quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ex-ministro da Fazenda visita município de Parauapebas

Fotos: Bariloche Silva

Diretores da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip) receberam no último final de semana o ex-ministro da Fazenda e Planejamento, Paulo Roberto Haddad, com quem conversaram sobre diversos assuntos que visam melhorias para o município de Parauapebas e a região de Carajás. O ex-ministro foi contratado pela Vale para fazer estudos visando criar uma matriz econômica alternativa fora do ramo de mineração para o desenvolvimento da região.

Paulo Haddad foi recepcionado pelo presidente da Acip, empresário Oriovaldo Mateus, na companhia do vice-presidente da entidade, José Rinaldo Alves de Carvalho; Jarderson Rodrigues, funcionário da Vale; e Abraham Assayag, gerente de socio-economia da mineradora.

Os assuntos discutidos entre diretores da Acip e ex-ministro versaram sobre criações de pólos de saúde, educação, turismo economia e outros que sejam alternativas de renda fora do ramo de mineração para a região.

Para Oriovaldo Mateus, a vinda de Paulo Haddad à região é muito importante, “pois sabemos do conhecimento que este profissional tem e com certeza todos da região de Carajás serão beneficiados com os estudos e alternativas que serão apresentados por Paulo Haddad”.

Por sua vez, José Rinaldo destacou a importância de se discutir possibilidades de geração de empregos fora do ramo da mineração. “Sabemos que um dia a mineração em nosso município terá uma queda significativa. Afinal, estamos trabalhando com fontes minerais não renováveis, e por esse motivo temos que nos preocupar com o futuro da região”, destaca o ex-presidente da Acip.

CURRÍCULO
Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Paulo Haddad fez curso de especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais em Haia (Holanda), é professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, fundador e primeiro diretor do Centro de desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar/UFMG) e foi ministro da Fazenda nos governos Fernando Collor de Mello e Itamar Franco.

Paulo Haddad também publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no exterior; é professor das Nações Unidas em cursos no Chile, Uruguai e Brasil desde 1986; foi o primeiro secretário-executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec); professor convidado da Universidade de Vanderbilt (EUA); e participou de vários congressos científicos com apresentação de trabalhos.

Além disso, exerceu o cargo de secretário de Planejamento do Governo do Estado de Minas Gerais (03/79 a 03/82); foi secretário de Fazenda do Governo do Estado de Minas Gerais (03/82 a 03/83); diretor de Planejamento Econômico da Fundação João Pinheiro (03/75 a 03/79); e exerceu o cargo de assessor da presidência da Acesita.

Haddad foi ainda responsável pela elaboração e execução de diversos programas governamentais, dentre os quais Programa de Desenvolvimento de Centros Intermediários (cidades-dique), Programa de Desenvolvimento da Agricultura de Baixa Renda e Programa de Desenvolvimento de Comunidades.

O ex-ministro participou também de negociação e aprovação de recursos financeiros para a execução de Programas de Desenvolvimento do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento no KFW (Alemanha), na Organização das Nações Unidas. (Waldyr Silva, com informações de Bariloche Silva/Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: