segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mulher de candidato cassado é eleita prefeita no Tocantins

Ananás - A ex-vereadora Raimunda Rosa de Sousa Carvalho (DEM) foi eleita neste domingo (14) prefeita do município de Ananás (TO), região do Bico do Papagaio. Ela é casada com Wilson Saraiva, que foi eleito prefeito no dia 5 de outubro último, mas teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, por ter tido as contas de sua administração anterior (1993-1997) rejeitadas.

Com o registro cassado, os votos de Saraiva foram anulados. Somados aos votos anulados pelos eleitores nas urnas, o total de nulos atingiu mais de 50%, o que levou à anulação das eleições no município. Assim, outro pleito foi marcado.

Neste domingo, Raimunda Carvalho obteve 2.749 votos, o equivalente a 52,56% dos votos válidos, contra 2.481 votos (47,44%) de Marinalva Soares Borges (PMDB), que havia disputado as eleições no dia 5 de outubro com Saraiva.

Segundo informações do cartório eleitoral da cidade, 1.561 eleitores, o equivalente a 22,5% do total, não compareceram nesta segunda eleição. Por isso, o município poderá ter uma nova eleição.

O registro de candidatura de Raimunda Carvalho chegou a ser impugnado pela Justiça Eleitoral, pela alegação de descumprimento do prazo para que ela deixasse o cargo de servidora pública estadual para se candidatar.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) modificou a decisão, mas houve recurso da Procuradoria Eleitoral ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Estou dentro da lei e estou tranqüila. A Justiça sabe o que faz. Estou cumprindo com o meu dever e deixo que a Justiça cuide disso”, disse a prefeita eleita. (Fonte: Agência G1)

Nenhum comentário: