sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Atletas de Tucumã competem na 15° São Silvestrinha

Dez alunos da Estação Conhecimento de Tucumã vão participar da 15º São Silvestrinha – versão infanto-juvenil da Corrida Internacional de São Silvestre –, que será disputada no próximo dia 27, às 9 horas, no Complexo Esportivo do Ibirapuera, em São Paulo.

No dia 26, os atletas - quatro meninas e seis meninos entre 13 e 15 anos – farão treinamento de aclimatização nas instalações da faculdade de educação física da Unicamp (Universidade de Campinas).

O grupo foi selecionado entre os 200 alunos que disputaram as provas de atletismo dos jogos Brasil Vale Ouro, após a inauguração da Estação Conhecimento de Tucumã. No total, duas mil crianças e adolescentes participaram da competição, que incluiu ainda provas de natação e judô.

Segundo Conceição Geremias, medalhista olímpica e consultora de atletismo do programa, o objetivo é fazer os jovens experimentarem uma competição esportiva e se integrarem com outros atletas.

“A vida rural, de correr na roça atrás dos bichos e de tirar água do poço aumenta o condicionamento físico e influencia a performance esportiva deles”, afirma a consultora.

Durante a seleção, foram realizados testes físicos específicos de acordo com as provas que serão realizadas pelos alunos no evento.

Os selecionados sairão de Tucumã (PA) dia 25 de dezembro, na noite de Natal, para a primeira viagem de avião com destino a Campinas. No dia seguinte, eles seguem para a Unicamp, onde vão conhecer a pista de atletismo e receberão treinamento complementar, com exercícios leves e alongamento.

Dia 27, os alunos vão para São Paulo participar da prova, que será realizada na mesma pista das competições internacionais de atletismo. Todos os participantes que completarem o percurso da prova receberão medalhas e passaportes para o Playcenter, na capital paulista. No dia 28, eles retornam a Tucumã.

“Só de ter sido selecionada entre os 200 participantes do programa e classificada para participar da prova já é ótimo. O mais importante da corrida em São Paulo é a participação”, afirma Ilana Mendonça, uma das selecionadas da Estação Conhecimento, que vai competir os 400 metros.

Brasil Vale Ouro
O programa Brasil Vale Ouro, desenvolvido dentro da Estação Conhecimento, representa a entrada da Fundação no segmento de esportes. Três modalidades esportivas individuais fazem parte deste programa: atletismo, natação e judô.

O desafio é descobrir novos atletas nas cidades onde a Vale atua. Aqueles que se destacarem terão oportunidade de avançar em seus treinamentos até atingirem nível olímpico. Para isso, a Fundação vai providenciar e viabilizar as transferências destes talentos para centros maiores, regionais e um nacional.

O Centro Nacional de Excelência Brasil Vale Ouro, resultado de uma parceria com os ministérios da Defesa e dos Esportes, ficará em Deodoro, no Rio de Janeiro. A intenção é que o Brasil tenha mais e mais campeões olímpicos e um número maior de medalhas nas Olimpíadas de 2016.

Estação Conhecimento
A Estação Conhecimento – Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico – , em Tucumã, foi lançada em 17 de outubro pela Fundação Vale.

Na região, a empresa desenvolve o projeto de níquel da Mina de Onça Puma. O projeto desempenha papel de agente articulador de redes sociais para o desenvolvimento local, com gestão compartilhada entre a Vale, o poder público e a sociedade.

O público-alvo são jovens entre 7 e 19 anos, que são atendidos com programas nas áreas de esportes, cultura e educação profissional. A unidade de Tucumã é a primeira de uma série de 30 núcleos a serem construídos até 2010 nos estados do Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, além do Pará, beneficiando 31 mil crianças e adolescentes.

São Silvestrinha
A São Silvestrinha nasceu em 1994 como proposta de ser a versão infanto-juvenil da mais importante prova de rua da América Latina, a Corrida Internacional de São Silvestre. Foi criada com o intuito de atender aos filhos, sobrinhos, netos dos participantes da corrida principal.
A São Silvestrinha é disputada em 20 categorias, sendo 10 masculinas e 10 femininas. As categorias são divididas por faixa etária e em diferentes distâncias, que variam de 50 metros (categoria 6 anos) até 600 metros (para os jovens de 15 anos). A categoria de cada atleta é definida conforme o ano de nascimento. O vencedor de cada categoria será o que obtiver melhor tempo na classificação geral.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro W S.
Neste final de ano, o "Pomada na Virilha", que há 10 anos, em formato Newsletter contava sobre os comichões e coceiras políticas da planície, estará de volta.
Nosso editor chefe, Tião Freitas, já está na Amazônia e promete divulgar a lista dos "10 Nais" antes do final do ano.
Agradeceria a publicação.
Francis Mescouto
Assessor de Imprensa do Pomada na Virilha