terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vale implanta Estação Conhecimento em Parauapebas

Fotos: José Piedade

Darci Lermen e Roger Agnelli colocam os primeiros tijolos


Prefeito e diretor-presidente da Vale selam acordo


Voluntários plantam mudas de espécies nativas

No último sábado (18), foi oficializada a implantação de um empreendimento social que irá contribuir para o desenvolvimento humano e econômico em Parauapebas: a Estação Conhecimento.

Além do diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, e do diretor-presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz, o evento, que marcou a colocação da pedra fundamental do projeto, contou com as presenças do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, e de moradores da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Igarapé Gelado, no município de Parauapebas, que receberá a Estação Conhecimento.

Na oportunidade, Roger Agnelli reforçou a importância do diálogo e do trabalho em conjunto. “Vamos trabalhar em parceria, não só para que este projeto dê certo, mas também para que seja um modelo de responsabilidade social no Brasil”, ressalta Agnelli.

Na ocasião, também houve o plantio de 1.800 mudas de espécies nativas em uma área de 2,5 hectares, utilizada anteriormente na atividade agropecuária. A partir de agora, o local será cultivado para ser um dos bosques da área do projeto. Autoridades, voluntários Vale e moradores da Apa participaram desta ação.

No local foram plantadas aproximadamente 15 espécies nativas para atender a população na prática do extrativismo ecológico, que tem como objetivo a auto-sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Estação Conhecimento
Empreendimento social inovador no Brasil, a Estação Conhecimento é um núcleo de desenvolvimento humano e econômico, desenvolvido pela Fundação Vale, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, Ibama, Associações Aproapa e Filhas da Terra, e tem por objetivo atender as necessidades da comunidade e contribuir para o desenvolvimento da região. “Este projeto é mais que um sonho realizado, é uma conquista para todos nós”, diz Antônio Alves de Sousa, um dos líderes da comunidade.

Escola técnica agrícola
Com a Estação Conhecimento, a Vale pretende contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores por meio de investimentos em arranjos produtivos agrícolas que tenham escala de produção, desenvolvimento de tecnologia rural, escola agrícola com módulos de produção profissionalizantes dentro da realidade da vocação local, investimento no processamento da produção da escola agrícola e dos produtores associados, e comercialização da produção, além de atividades culturais e esportivas.

A Fundação Vale vai criar um total de 30 estações conhecimento em todo o país, em áreas onde a mineradora tem atuação. Os estágios de criação e o perfil das estações conhecimento variam de região para região, de acordo com as necessidades e vocação locais.

O primeiro núcleo do projeto foi inaugurado pela Vale no último dia 17, no município de Tucumã (PA), e compreende uma área de 30 mil metros quadrados, com campo de futebol, quadra poliesportiva, pistas de corrida e de salto, piscinas semi-olímpica e de aquecimento e um complexo educacional com oito salas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você sabe porque o primeiro núcleo foi em Parauapebas? é que a aproapa, junto com a UFPA e o IBAMA/Chico Mendes, vinham avançando na implantação de uma Escola Família Agrícola na APA, para a qual já tinha acontecido até uma assembleia local com aprovação de estatuto da escola, reuniões com a 4ª URE em Marabá e outros encaminhamentos. Existe uma ATA desta assembléia é só pesquisar e você encontrará. Tinha muita gente na assmbleia. Acontece que não interessa à Vale uma Escola Família Agrícola na APA. Por que será? e a turma do Darcy embarcou (ou enValou) nesta. Por que será?
Horácio.