quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ranking dos municípios que geraram empregos formais no 1º semestre de 2008

O quadro do emprego formal nos 143 municípios do Pará, no 1º semestre deste ano, de acordo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou a seguinte situação: 70 municípios com saldos positivos, totalizando 17.073 novas vagas, ao passo que 65 tiveram desempenho negativo, eliminando 8.450 ocupações.

Como 8 municípios permaneceram com o mesmo estoque, o crescimento real do emprego com carteira assinada no estado foi de 8.623 novos postos celetistas.

No ranking dos 70 municípios que geraram empregos formais nesse semestre, a cidade de Belém se mantém como a que mais vem destacando, com a geração de 5.358 postos de trabalho, que, somados aos de Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, confirmam a maior geração de novas ocupações com carteira assinada na Região Metropolitana (35,15%).

De acordo com a classificação, observa-se que os municípios do interior do Pará geraram 11.074 novas ocupações formais. Os carros-chefes foram os municípios de Tucuruí (1.697), Ourilândia do Norte (1.483) e Parauapebas (1.458), evidenciando que a criação de postos de trabalho, embora tenha ocorrido de forma mais difusa, há uma tendência para concentrar-se em locais onde estão sendo realizadas grandes obras públicas e projetos de exploração mineral.

A dinâmica das atividades econômicas dos municípios classificados do 1º ao 5º lugar, que em conjunto responderam por aproximadamente 63% do saldo positivo, foi bem diferenciada. Em Belém, o melhor desempenho disparado foi do setor de serviços, seguido da construção civil, agropecuária, comércio e serviços industriais de utilidade pública. Tucuruí teve seu crescimento quase que inteiramente ligado à Construção Civil. Já em Ourilândia do Norte, o impulso foi dado pelos setores construção civil e extrativa mineral.

Em Parauapebas, três setores preponderaram: construção civil, extrativa mineral e serviços, enquanto que no município de Castanhal, o 5º classificado, o crescimento localizou-se na indústria de transformação, no comércio e nos serviços.
Fonte: Caged/TEM; Elaboração: Seter/DTE/Sine/PA

Nenhum comentário: