quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Cientistas concluem que pernilongo comum não transmite vírus zika

Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) concluíram que o pernilongo ou muriçoca, mosquito de hábitos doméstico e noturno, de nome científico culex quinquefasciatus, não transmite o vírus zika.
Os trabalhos foram coordenados pelo médico veterinário Ricardo Lourenço, do IOC, e envolveram um total de 42 pesquisadores. Em uma primeira fase, no ano passado, eles coletaram cerca de 1.600 mosquitos, cerca da metade deles culex e o restante aedes aegypti, em quatro bairros da cidade do Rio: Copacabana, Manguinhos, Triagem e Jacarepaguá. Uma pequena parte, só 26 indivíduos, era de aedes albopictus.
Os mosquitos foram testados e nenhum dos culex era portador do vírus zika. Numa segunda fase, foi criada uma colônia de mosquitos no IOC e eles foram expostos, alimentados e contaminados com sangue contendo o vírus zika. Os insetos foram minuciosamente examinados para detectar se havia vírus vivo neles, incluindo o estômago, a cabeça e a saliva, mas mesmo assim não foi identificado o causador da zika nos pernilongos.
“Examinamos a saliva do mosquito, para ver se o vírus ativo infectante estava ali, mas não encontramos nenhuma vez o vírus. Isto nos convenceu de que esse mosquito não era capaz de transmitir a zika. Já os aedes aegypti se infectavam de 80% a 100% das vezes, com uma quantidade de saliva com muitos vírus”, explica Ricardo Lourenço.
O cientista afirmou que o trabalho, que descarta a transmissão do vírus pelo pernilongo comum, representa um direcionamento importante para as políticas públicas de combate à doença, pois evitará desperdício de recursos financeiros e esforços de saúde no combate a esse inseto em particular. (Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: