quarta-feira, 1 de julho de 2015

Beleza de Conceição do Araguaia é um bom começo de férias

Nestas férias escolares, julho é um convite para cair na estrada e aproveitar as riquezas naturais e culturais que o Estado do Pará oferece.

Situado na bacia do Rio Araguaia, na divisa com o Estado do Tocantins, Conceição do Araguaia é um importante município da região turística Araguaia Tocantins. As diversas praias de água doce são muito procuradas por turistas especialmente entre os meses de julho e outubro, quando as águas do rio baixam e surgem os famosos bancos de areia. O lugar é ideal para a prática de camping, seja nas praias do Araguaia ou nas ilhas que permeiam a região, com paisagens deslumbrantes e várias opções de lazer para quem adora natureza.

Ilhas
Bode: Ilha totalmente desabitada, localizada em frente à cidade, com extensão aproximada de 1,5 km. Durante o verão, o Rio Araguaia diminui o volume d’água, surgindo, entre a ilha e a cidade, largas faixas de areia com extensão de até 200 m bastante procuradas por turistas.

Cearense: Em frente à praia Alta, possui extensão de até 2 km. Tem águas límpidas onde há peixes, como o tucunaré, boca-larga, pintado e corvina. Fica a 30 minutos de barco da cidade.

Santa Bárbara (antiga ilha Lady Hay): Propriedade particular com infraestrutura para receber turistas. Possui aproximadamente 490.000 m² e lá podem ser avistados papagaios, tatus, cutias, garças e tuiuius. Fica a cerca de 20 minutos de barco da cidade.

Praias
Alta: Primitiva, possui areia branca e fina. Não há infraestrutura no local.

Do Caldeirão: Nela está instalado o Caldeirão Praia Clube, local bastante frequentado, com boa infraestrutura, localizado a 20 km do centro da cidade.

Gaivotas: Praia urbana às margens da cidade. Possui quase 3 km de areia grossa. Durante o verão, principalmente no mês de julho, são realizados eventos esportivos.

Verde: Localizada no Bairro Tancredo Neves, próxima ao centro. Suas águas têm tonalidade marrom. O acesso é pelo rio, com barcos motorizados. Possui infraestrutura com barracas.

Lago da Moita: Possui aproximadamente 6 km de extensão. É coberto por vegetação flutuante que forma galerias com 2 m de profundidade (durante o inverno chegam a 10 m). É habitado por jacarés, surubins e pirarucus.

Dica
O lugar também é uma referência para quem gosta de apreciar a boa gastronomia. Tucunaré, peixe típico da região, é o carro chefe entre os pescados. Por abrigar muitas fazendas, a tradição do churrasco é muito forte, mas pratos exóticos, a exemplo do beirarubu (cabeça de vaca cozida na lata com farinha), também são muito requisitados.

Como chegar
Via terrestre: A partir de Belém, deve-se tomar as rodovias BR-316, BR-222, PA-150 e PA-287.

Via aérea: Há voos diários do aeroporto internacional de Belém, com duração de 3h30. (Benigna Soares)

Nenhum comentário: