sábado, 24 de maio de 2014

Geólogo Breno dos Santos é homenageado em Parauapebas

Fotos: Anderson Souza
“Nasci em Olímpia (SP), mas há muito tempo me considero cidadão de Parauapebas”. Com essas palavras, o geólogo Breno Augusto dos Santos declarou seu carinho pela região onde há 47 anos foi descoberta a maior reserva de minério de ferro do mundo, em cerimônia realizada no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), na noite de quinta-feira (22).
No evento, o geólogo recebeu da Câmara de Vereadores o título de “Cidadão Honorário do Município de Parauapebas”, uma placa de “Honra ao Mérito” das mãos do prefeito Valmir Mariano e uma pintura do artista local Afonso Camargo. Breno dos Santos, a pedido da coordenação do Museu Municipal de Parauapebas, ainda ministrou a palestra “Carajás: um caso histórico” ao público que lotou o auditório.
O diretor de operações da empresa Vale, Paulo Horta, defendeu que “Breno é um exemplo de sucesso a ser seguido pelos profissionais da área”, enquanto o presidente da Câmara de Vereadores, Josineto Feitosa, deixou claro a importância daquele momento aos cidadãos de Parauapebas. “É motivo de alegria pra todos nós tratar com carinho e honra a pessoa que descobriu a região”, afirmou o vereador.
O prefeito Valmir Mariano reconheceu que a grande descoberta feita pelo geólogo contribuiu para o nascimento de Parauapebas, assim como o crescimento e a importância do município no cenário nacional. “Parauapebas está crescendo e hoje sabemos que somos a 33ª cidade mais próspera do país”, informou o gestor municipal.
Evaldo Lima, professor de uma escola técnica do município, aproveitou a chance para levar seus alunos à palestra do descobridor das jazidas de Carajás. “Esta é uma chance única de conhecer e aprender um pouco com essa figura lendária brasileira”, destacou o professor. Ao fim da apresentação, todos os presentes aplaudiram de pé o geólogo. (Anderson George / Ascom PMP)

Nenhum comentário: