segunda-feira, 19 de maio de 2014

COLUNA LINHA CRUZADA (2)

Inicio a coluna desta semana registrando um lamentável acidente de carro ocorrido na tarde do último sábado (17) na estrada de acesso a Carajás, em Parauapebas, provocando a morte de duas pessoas adultas e de uma criança de 7 anos de idade.
Três mulheres saíram com vida do acidente: uma adolescente de 15 anos, que até esta segunda-feira (19) se encontrava em estado de choque; outra de 25 anos de idade, que teve um de seus braços amputados; e a terceira, que perdeu o filho que estava esperando no ventre e fraturou uma de suas pernas.
Os veículos envolvidos no desastre foram um caminhão (VW/8150, placa KEP 6546), um automóvel marca Chevrolet modelo Celta (placa LVT 6426) e outro de marca Fiat modelo Siena.
Segundo a polícia, o condutor do caminhão, que fugiu do local sem prestar assistência às vítimas, tentou fazer a ultrapassem de outro veículo em local proibido e bateu de frente no Siena.
O terceiro veículo (Celta), com um casal no seu interior, vinha um pouco mais atrás e, para não bater nos dois carros que se chocaram no meio da pista, fez uma manobra brusca e caiu numa ribanceira, porém sem ferimentos graves.
As vítimas fatais eram membros de uma família de Araguatins (TO) que veio passear em Parauapebas e estava retornando do núcleo urbano de Carajás, onde minutos antes acabara de visitar o Parque Zoobotânico da Vale.
Outra triste situação registrada na última semana foi o ato de vandalismo praticado contra fotografias da cidade expostas ao longo da Rodovia PA 275, alusivas ao aniversário de 26 anos de Parauapebas.
Clicadas pelos fotógrafos Anderson Souza, Felipe Borges e Irisvelton Silva, as fotografias foram cuidadosamente colocadas em molduras e fincadas nos canteiros da rodovia, no perímetro urbano da cidade.
De uma noite para outra, dezenas de cavaletes foram destruídas e fotografias rasgadas e jogadas ao chão, para tristeza dos três fotógrafos e também da sociedade que prestigia cultura.
Um fato inusitado bastante comentado na semana por desportistas, repórteres e empresários, no whatsapp, foi o corte da energia elétrica no Estádio Rosenão, de propriedade da Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), por falta de pagamento da conta de luz.
Nos comentários, alguns afirmavam que a LEP é uma instituição privada, porém sem recursos próprios, que sobrevive única e exclusivamente do poder público, por meio de convênios.
Mas, por falta de competência da atual diretoria, a entidade se encontra no presente momento sem nenhum convênio celebrado, simplesmente por não ter prestado conta dos recursos recebidos anteriormente da prefeitura.
No final de semana, os radialistas Demerval Moreno, Laércio de Castro e Roberto Guerreiro (Rádio Arara Azul, de Parauapebas) estiveram na cidade de Ourilândia do Norte, sul do Pará, checando de perto a criação do suposto Sindicato de Radialistas, Jornalistas e Trabalhadores de Empresas de Comunicação do Sudeste do Pará.
Segundo apuraram os comunicadores, os absurdos legais, as influências político-partidárias e velhos vícios do peleguismo eram tão evidentes que “resolvemos nos opor e queremos contar com o apoio dos colegas profissionais para tratar do tema e discutir uma forma de organização de nossa categoria, de modo que não se permita que oportunistas e aproveitadores de ocasião se deem ‘bem’ à custa de uma classe já com bastante luta para ser reconhecida e valorizada”.
“Precisamos agir rápido e contundentemente contra aqueles que querem nos representar para tirar proveito, como se fossem nossos procuradores legais”, apelou um dos radialistas num grupo de whatsapp, sugerindo que a direção da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) convoque reunião para tratar do assunto.
E por falar em associação, na próxima sexta-feira (23) terá início na quadra esportiva da escola Eduardo Angelim a VI Copa Aicop Atrium de Futsal. O tradicional certame vai ser realizado todas as noites de cada sexta-feira.
Por hoje e só. Até a próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: