terça-feira, 17 de setembro de 2013

Prefeito de Parauapebas recebe rainha do Qatar e apresenta iniciativa em educação indígena

Fotos: Anderson Souza
O prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano, recepcionou na manhã desta terça-feira (17), no aeroporto de Carajás, a sheikha (título que equivale à rainha) Mozah bint Nasser Al Missned, que veio ao município conhecer a iniciativa da educação indígena e reforçar o Pacto pela Educação do Governo do Estado.
Ao lado do governador Simão Jatene, Valmir Mariano e Mozah bint Nasser partiram de helicóptero para a aldeia Djudjêko, localizada na Floresta Nacional de Carajás, município de Parauapebas.
Além de ativista política, Mozah bint Nasser é também presidente da Qatar Foudation, órgão que desenvolve ações sociais na área da educação, ciência e desenvolvimento comunitário para os moradores do Qatar.
A rainha também é fundadora da ONG Education Above All, que promove o direito à educação em áreas afetadas ou ameaçadas por crises, conflitos e guerras, contribuindo para o desenvolvimento humano em diversos países do mundo.
De acordo com o prefeito, a rainha ficou impressionada com o trabalho direcionado à comunidade indígena da aldeia, onde a Prefeitura de Parauapebas inaugurou, há dois meses, a escola de ensino fundamental Moikô Xikrin.
Como forma de reforçar o respeito à cultura indígena, a sheikha sugeriu a adequação do material didático à língua do povo Xikrin. “É importante levar cultura a essas comunidades de forma que haja valorização às suas origens”, declarou Valmir Mariano.
Quando perguntado sobre o papel da prefeitura para melhoria na educação, o prefeito afirmou que há intenção de município e estado firmarem uma parceria para construção de uma escola de ensino médio na aldeia, para oferecer mais oportunidade de educação àquela comunidade.
Por meio da Qatar Foundation, com apoio de estado e município, Mozah bint Nasser pretende viabilizar a informatização para avançar ainda mais o trabalho de educação na aldeia.
A rainha Mozah bint Nasser retornou a Belém nesta tarde e deverá seguir de volta ao Qatar nesta quarta-feira (18).
Pacto
O Pacto pela Educação do Pará é um esforço liderado pelo Governo do Estado, com a integração de diferentes setores e níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará e, assim, tornar o estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público.
A proposta é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os níveis: ensino fundamental I e II e ensino médio, num período de cinco anos, feito inédito para todos os estados brasileiros. (Lisane Bitencourt e Anderson George/Ascom PMP)

Nenhum comentário: