domingo, 15 de setembro de 2013

Conferência Estadual das Cidades levará 15 propostas a Brasília

Um texto base com 15 propostas dos eixos saneamento, habitação, planejamento territorial, transporte e mobilidade foi aprovado neste sábado (14), último dia da V Conferência Estadual das Cidades, que aconteceu no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, durante três dias. Foram eleitos 62 delegados que representarão o Pará na Conferência Nacional das Cidades.
Após um dia inteiro de debates, a conferência terminou por volta das 22 horas com a sistematização de todas as propostas que foram encaminhadas nas conferências municipais e na estadual. As propostas aprovadas serão levadas à nacional, que será realizada em novembro deste ano em Brasília.
Um dos eixos mais polêmicos foi o de planejamento territorial, que trata, principalmente, da regularização fundiária. “Esse é um dos gargalos no desenvolvimento de muitos municípios. É necessário que o Ministério das Cidades atue de forma efetiva nesse problema, para que haja uma solução imediata”, afirmou Ellen Guedes, da Comissão Preparatória Estadual.
O chefe da Casa Civil em exercício, Jair Pinto, ressaltou que a conferência é um bom momento para que as divergências sejam superadas em prol de um bem comum. “A participação da sociedade é muito importante e o governador entendeu a importância de ouvir todos os segmentos, ao viabilizar a realização da conferência”.
Para o secretário de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Regional, Luciano Lopes Dias, a posição do poder público estadual é de respeito. “Estamos juntos na busca de soluções para os problemas que afligem as cidades”, enfatizou.
O processo de transparência presente na eleição dos delegados foi muito elogiado pelos participantes. “Foi um verdadeiro exercício de cidadania, que há muito tempo não se via, principalmente na eleição dos delegados do poder público municipal”, avaliou Ellen Guedes.
A V Conferência Estadual das Cidades contou com a participação de 663 delegados eleitos durantes as conferências municipais, realizadas em 142 municípios. Participaram, ainda, representantes do poder público estadual e municipal, além da sociedade civil, representada por movimentos populares, trabalhadores, empresários, ONGs, academias e entidades de classe e pesquisa. (Janise Abud/Casa Civil/Agência Pará de Notícias)

Nenhum comentário: