segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Programa Inclusão Digital

Fotos: Deicharles Damascena




A Prefeitura de Parauapebas inaugurou na última sexta-feira (25), na rua Amsterdã, esquina com a rua Santo Antonio, no bairro Altamira, o Programa Inclusão Digital, que tem o objetivo de promover a inclusão digital para a população de baixa renda, ensinando jovens estudantes sobre o mundo da informática.
A inauguração contou com apresentação do grupo de dança do Projeto Pipa e com as presenças do chefe-de-gabinete José das Dores (Coutinho), representando o prefeito Darci Lermen; secretário de Assistência Social, Altamiro Borba; diversas autoridades e lideranças da cidade.
Inclusão Digital é um programa da prefeitura municipal que antes se chamava Cidadão do Futuro.
De acordo com a coordenadora do programa, Raquel de Sousa, são 400 alunos escritos que estarão aprendendo um pouco sobre o mundo da informática, já que hoje em dia é de grande necessidade saber utilizar o computador para quase tudo que for fazer.
O programa, que é conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi inaugurado primeiro no bairro Altamira, para atender todos os bairros vizinhos como Novo Horizonte, Betânia, Altamira, Vila Rica e Casas Populares I e II. Depois, o programa se estenderá para o bairro da Paz para atender toda aquela região.
Serão quatrocentos alunos formados a cada três meses. Os mesmos aprenderão cursos básicos como Windows, Word, Excel, Power Point e Internet, além de Photoshop e Corel Draw.
Programa Inclusão Digital é um sistema tecnológico de informática que atende jovens de 15 a 21 anos. O aluno tem de estar estudando na rede pública e ter no mínimo a 6ª série completa e comprovação de que sua família possui baixa renda. Ao se matricular, o aluno recebe material didático contendo apostila e camiseta.
Altamiro Borba diz que o projeto visa o aluno se preparar para o mercado de trabalho, sendo que hoje em dia a informática é extremamente necessária para se conseguir emprego.
Uma oportunidade oferecida pelo Governo Cidadão, visando preparar melhor a juventude para o mercado de trabalho, fazendo inclusão social por meio da Inclusão Digital. (Deicharles Damascena)

Nenhum comentário: