segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Moradores da Vila Paulo Fonteles vivem um 'Dia de Cidadania no Campo'

A responsabilidade social esteve em destaque na vila Paulo Fonteles, município de Parauapebas, no último domingo (7). Os moradores desta localidade tiveram a oportunidade de tirar os documentos de identificação e garantir os direitos de cidadão, com a realização do “Dia de Cidadania no Campo”, uma ação da Prefeitura de Parauapebas e apoio da Vale e empresas terceirizadas do Projeto Salobo, novo empreendimento da mineradora na região.

A iniciativa surgiu a partir das dificuldades das empresas que prestam serviço para a Vale no Projeto Salobo em contratar mão-de-obra local pela falta de documentação. “A ação faz parte de um plano maior que visa valorizar os profissionais da região. Para realizá-la, além de identificar esta fragilidade, fizemos a mediação entre as empresas colaboradoras do Salobo e os órgãos públicos de Parauapebas para proporcionar esse exercício de cidadania”, explica Cláudia Lopes, analista de relações com a comunidade da Vale.

Durante a ação deste fim de semana, foram tiradas 86 fotos 3 x 4 e 143 documentos de identificação, entre carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento e cartão do cidadão; além do desenvolvimento de atividades que reforçam a educação ambiental, como a conscientização da importância do reaproveitamento de resíduos.

Para muitos moradores, o momento representa a primeira oportunidade de ser reconhecido como cidadão perante a sociedade. O trabalhador rural Antônio Santos aproveitou a ação para registrar a filha de apenas cinco meses de idade. “Devido ao trabalho diário e à distância do centro da cidade, ainda não tinha tido a oportunidade de fazer o registro, o que foi possível através deste evento”, comemora Antonio Santos.

Nenhum comentário: