segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Secretários municipais participam de oficina com BNDES

Os titulares das secretarias municipais de Desenvolvimento (Seden), Wander José Nepomuceno, e de Meio Ambiente (Semma), André Rosa de Aguiar, participaram de uma oficina com diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando fortalecer economicamente o município de Parauapebas, assim como a região. O evento ocorreu semana passada no Rio de Janeiro.
A reunião contou com a participação da secretária de Comércio, Indústria e Mineração do Pará, Maria Amélia Rodrigues da Silva Enriquez, e de secretários de governo de alguns municípios localizados no oeste, leste, sul e sudeste do Pará.
A nova dinâmica territorial do Estado do Pará foi discutida durante a oficina, que tratou de temas como mapa de oportunidades econômicas do Pará nas regiões de Tapajós, Xingu e Tocantins, com apresentação dos eixos logístico, energético, mineral e agronegócio, além dos indicadores de desenvolvimento local.
Representantes de municípios impactados compartilharam as experiências de suas cidades e as estratégias para promoção do desenvolvimento econômico, a partir do papel estruturante das políticas do BNDES; propostas para fortalecer a gestão pública municipal e ações que promovam a redução das desigualdades regionais e o desenvolvimento com responsabilidade.
Na oficina, o secretário André Rosa falou sobre incentivo ao plantio de floresta comercial, multiplicação de flores, produção de hortifrútis, fomento a pecuária, incentivo à agricultura extensiva, indústria de gemas e joias e fortalecimento e apoio ao turismo como alternativas econômicas para o município.
Por sua vez, Wander Nepomuceno discorreu sobre polo industrial de mineração, distrito metal mecânico, centro tecnológico, fundo tecnológico e reutilização do rejeito da mineração, também como propostas para potencializar a economia local e da região.
Os secretários paraenses solicitaram apoio para o Corpo de Bombeiros, assim como para transformação de suas cidades em municípios verdes, incentivo ao turismo, às cooperativas, aos produtores rurais, ao sistema habitacional, acessibilidade, transporte urbano e implantação de polos, por meio do Fundo da Amazônia.
No final do encontro, os participantes propuseram ao BNDES celebração de convênio entre município e estado, criação da agenda de desenvolvimento territorial, geração de empregos e renda, ordenamento territorial, infraestrutura, fortalecimento de gestão, capacidade e inclusão de baixa renda e investimentos nos vários setores.
Na avaliação de Wander Nepomuceno, o encontro com o BNDES foi muito importante para Parauapebas, “porque a instituição financeira descobriu a pujança do município e acenou para a liberação de recursos, visando alavancar o desenvolvimento local e regional, pensando nas gerações futuras”.

Nenhum comentário: