A ferrovia que ligará Açailândia (MA) ao
Porto de Vila do Conde (PA) será o primeiro dos 12 trechos ferroviários a serem
licitados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Segundo o presidente
da empresa, Bernardo Figueiredo, a previsão é que os primeiros estudos sobre a
estrada de ferro devam ser publicados na semana que vem.
“Provavelmente, o período de concessão
será 35 anos”, disse Figueiredo nesta segunda-feira (18), após participar de
seminário de infraestrutura no Itamaraty, em Brasília.
Com ligação ferroviária, será criada uma
alternativa para o transporte de grãos, minérios e para a produção siderúrgica
que, atualmente, escoa pelo Porto de Itaqui (MA). “É um projeto ainda
desconhecido, mas será piloto para discussões mais intensivas com o mercado”,
acrescentou o presidente da EPL.
O município de Açailândia serve de
ligação da Ferrovia Norte Sul e da Estrada de Ferro Carajás com o Porto de
Itaqui. “A nova ferrovia representará uma extensão da Norte Sul, e criará uma
opção para as cargas saírem por Belém”, explicou Bernardo Figueiredo.
Administrada pela Companhia Vale do Rio Doce, a Estrada de Ferro Carajás é o
único acesso ferroviário a Itaqui.
Lançado em agosto, o Programa de
Investimentos em Logística prevê que as ferrovias recebam R$ 91 bilhões em
investimentos por meio de parcerias público-privadas. As 12 frentes de
investimento abrangem 10 mil quilômetros de estradas de ferro.
Entre as 12 frentes previstas, estão os
ramos norte e sul da Ferroanel, em São Paulo; e o acesso ao Porto de Santos,
desde Ribeirão Pires, passando por Raiz da Serra e Cubatão. Há também a ligação
entre Mato Grosso, onde é grande a produção de grãos, e a região de Lucas do
Rio Verde. Com isso, o país poderá escoar, de forma rápida, mais de 37 milhões
de toneladas de grãos.
Há, ainda, ferrovias que ligarão Uruaçu
(GO), Corinto (MG) e Campos (RJ) com os portos de Vitória (ES) e do Rio de
Janeiro. Recife, onde está prevista a chegada da Ferrovia Transnordestina, será
o destino de outra estrada de ferro, que se estenderá até Belo Horizonte (MG),
via Salvador (BA), passando por Aracaju (SE) e Maceió (AL).
A região Sul do país será beneficiada
com uma ferrovia que vai de Porto de Rio Grande (RS) até São Paulo, passando
por Porto Alegre (RS) e Mafra (SC), de onde será feita uma ramificação até
Maracaju (MS). (Agência Brasil)
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