terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ceap certifica jovens ambientalistas



Uma noite especial. Foi assim a cerimônia de certificação da 7ª turma do Programa Jovem Ambientalista (PJA), realizada pelo Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), na última sexta-feira (22) na antiga Câmara Municipal, Bairro Cidade Nova. Vinte quatro jovens e quatro monitores concluíram o curso de Educação Ambiental.
A solenidade contou com a participação de representantes da Prefeitura de Parauapebas, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da empresa Vale.
Para a coordenadora da entidade, Alessandra Amorim, o curso é mais uma oportunidade para que o aluno desenvolva pensamento crítico sobre o assunto, tornando-se ao mesmo tempo multiplicador das boas práticas ambientais.
Para a concluinte Luciana Cruz da Silva, de 17 anos, o curso é um verdadeiro aprendizado sobre a importância do meio ambiente. “É um conhecimento   que agrega muito para a nossa vida. Já decidi que farei curso superior relacionado com a temática ambiental”, relata a estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Marluce Massariol.
A estudante Geyna Gabriela Lima Pereira, de 18 anos, estava entre os quatro jovens que receberam o certificado de monitores. “Sou aluna do Ceap da turma de 2011. Gostei tanto do curso que decidi me candidatar a monitora em 2012. Agora, estou aqui para receber o meu diploma”, diz Geyna Gabriela, acrescentando que o curso de Educação Ambiental consiste numa reeducação de como lidar com o meio ambiente.
Pensamento compartilhado também pelo aluno Jaylson Andrade, de 17 anos, que se surpreendeu com o comprometimento da equipe responsável por ministrar as aulas. “Foi mais do que eu esperava, pois o curso muda a forma como a gente enxerga as coisas”, defendeu.
Aula inaugural
Além da certificação, foi ministrada aula inaugural para a nova turma de 2013. Os novos alunos foram selecionados através de um processo seletivo realizado em janeiro pelo Ceap. De 137 alunos inscritos, 30 foram selecionados para o curso, que tem duração de 10 meses.
Com aulas duas vezes na semana, o curso conta com conteúdo teórico e prático. Para o aluno participar do curso, ele precisa estar devidamente matriculado em escola pública e cursando o ensino médio. (Ascom PMP)

Nenhum comentário: