quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MANIFESTO DE PREOCUPAÇÃO DA AICOP SOBRE O CARNAVAL

A Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas – AICOP – é uma entidade de defesa e valorização de classe, com seus direitos e obrigações garantidos, portanto, uma entidade civil organizada que se preocupa com o local do carnaval 2013, pois neste momento, quando o Brasil lamenta a tragédia em Santa Maria (RS), em uma boate com graves falhas na estrutura e somada à falta de ação dos poderes públicos constituídos, ceifou a vida de centenas de jovens que buscavam alguns momentos de distração e entretenimento, nós, da AICOP, fazemos o nosso papel de alertar para o período carnavalesco que se inicia nesta sexta-feira, dia 8 de fevereiro.

É sabido também que a Praça de Eventos há muito tempo não comporta essa massa de foliões, e já era hora de se buscar um local alternativo para realizar a festa carnavalesca. Porém, é necessário um estudo minucioso, quando se trata de tamanha aglomeração de pessoas, que em sua maioria estão ali despreocupadas e concentradas apenas na diversão.

O local do evento será na Avenida Liberdade, entre a Avenida Santa Maria e o Loteamento Paraíso.

Para a AICOP, a alteração do local do evento não deve ter sido só por motivo de segurança, mas sim, e principalmente, para evitar o transtorno promovido no trânsito, quando a festa era realizada em frente à Câmara Municipal. Sobre o quesito “segurança”, o local a ser realizado o carnaval 2013 é demasiadamente inseguro, se comparado à Praça de Eventos. Vejamos:

a) No local há duas pontes, onde dois pequenos rios irão ladear a área da festa, deixando os foliões com pouca alternativa de fuga, em caso de algum incidente. É bom salientar que recentemente houve registro de caso de estupro no brejo que também fica na área da festa momesca.

b) Do outro lado há uma pista, a rodovia PA 275, que deverá ser interditada, criando espaço para os foliões. Porém, à margem da PA-275 existe um abismo, possibilitando alto risco de acidente.

c) Outro problema é que não há espaço para estacionamento de veículos, um dos fatores que implicam no motivo da mudança de local – o trânsito.

d) É bom lembrar que o Loteamento Paraíso, bairro citado como referência de proximidade do local do evento, foi palco de um dos mais misteriosos casos de brutalidade já registrados em Parauapebas, o da menina Thais Santos Feitosa, de apenas 12 anos, que foi encontrada morta com a cabeça separada do corpo.

e) Além de tudo, comparando com a Praça de Eventos, o novo espaço é um local com maiores possibilidades de sinistros.

Diante do exposto, apelamos, por meio deste manifesto, para que as autoridades deste município levantem todos os pareceres técnicos sobre segurança, incluindo laudo das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Saúde e afins, para que haja por parte dos idealizadores a isenção de responsabilidade, no caso de algum sinistro, e solicitamos cópias destes pareceres, para que se tornem públicos por meio dos veículos de comunicação disponíveis na cidade.

Toda esta preocupação é para evitarmos que haja tragédia, mas pelo menos evitar ao máximo o menor incidente, onde todos nós devemos estar reunidos, alguns se divertindo e outros trabalhando, inclusive a imprensa, dando visibilidade ao nosso carnaval, considerado, até então, um dos mais animados e seguros da região.

Humildemente, sugerimos que a festa ainda seja realizada na Praça de Eventos, pois as autoridades que corroboram na realização do evento e o próprio público já conhecem a realidade desse espaço. Outra opção louvável seria o Parque de Exposições, onde temos experiência com festas de tamanha proporção. Esta medida seria tomada até que se faça uma mudança com mais consistência.

Aproveitamos para parabenizar o programa denominado “Trem da Alegria”, que passará por diversos bairros, levando alegria no carnaval. A iniciativa é ótima, pois entendemos que a cultura tem que ir onde o povo estiver, embora não possamos esquecer de que quem faz a cultura é o povo. As instituições só precisam fomentar.

AICOP – ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DE PARAUAPEBAS

Nenhum comentário: