sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CTA realiza campanha durante período de carnaval


Com o tema “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre camisinha”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará em Parauapebas campanha de combate à aids durante o carnaval. Entre as ações previstas, será realizado teste rápido de HIV, com resultados em 15 minutos, e de Hepatite B.
Uma novidade para este ano é que os testes serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no horário das 13 às 19 horas. Além disso, serão distribuídos preservativos na Estação da Folia (Avenida Liberdade), durante a programação de carnaval.
Segundo o coordenador do CTA, psicólogo Alan Miranda, a meta é realizar 400 testes diários, durante os cincos dias da programação de carnaval. Com relação às pessoas que por ventura tiverem o diagnóstico positivo, elas contarão com o acompanhamento do CTA e  tratamento totalmente gratuito.
A estimativa do CTA é que sejam distribuídos 40 mil preservativos nas ações realizadas nas UBS e na estação da folia. A distribuição contará com o apoio da Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), que realizará uma blitz educativa; escolas de samba e blocos carnavalescos. 
UBS
Dia 09 (sábado) – UBS Casas Populares e UBS Novo Brasil
Dia 10 (domingo) - UBS Palmares II e UBS Cidade Nova
Dia 11 (segunda-feira) – UBS Liberdade e UBS Guanabara
Dia 12 (terça-feira) - UBS Altamira e UBS Rio Verde.
Semsa
Além dos serviços oferecidos pelo CTA, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará atendimento de urgência e emergência no local do evento, disponibilizando três ambulâncias, sendo uma SAMU e duas dotadas de UTI.

Nenhum comentário: