Os candidatos de Parauapebas que concorrem nestas eleições aos cargos de prefeito, vice e vereadores podem não contar com a propaganda eleitoral gratuita na televisão este ano. O período da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio terá início no dia 21 de agosto e encerramento no dia 4 de outubro. A revelação é do chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral, Rafael Xavier Arruda.
Em declarações prestadas à reportagem, Rafael Xavier explicou por telefone que a possibilidade de Parauapebas não contar este ano com propaganda eleitoral gratuita na televisão foi informada ao juiz eleitoral Líbio Araujo Moura pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, o TRE-PA solicitou à Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) que informasse em quais municípios do estado haveria emissoras de rádio e TV em condições de gerar os programas eleitorais para as eleições 2012.
Em resposta, a Anatel informou que em Parauapebas nenhuma das emissoras de TV estaria apta a fazer essa geração e somente uma emissora de rádio foi qualificada para tal.
Diante da resposta, Rafael Xavier disse ter argumentado com o responsável pelo setor de comunicação do TRE-PA de que a 75ª Zona Eleitoral já participara da propaganda gratuita de rádio e TV em outras eleições, sem, no entanto, convencer o Tribunal.
A cidade de Parauapebas conta hoje com as emissoras de TV Record, Rede Globo, Band, SBT, TV Missão, Rede TV e Cultura, todas RTV, ou seja, que repetem um canal de televisão e segundo a legislação não podem veicular programação ao vivo.
Segundo a Anatel, no Pará apenas os municípios de Belém, Marabá e Santarém contam com geradoras que podem produzir e veicular a programação do horário eleitoral gratuito.
A informação do TRE-PA ainda não é definitiva, pois o Cartório Eleitoral de Parauapebas ficou de encaminhar ofício ao órgão em Belém solicitando esclarecimentos sobre os fatos.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Mas a tv liberal, a missão, a tv norte carajás e a redeTV parauapebas exibem programação municipal, sendo que a tv liberal parauapebas tem entradas ao vivo pela manhã.
Não é possível que nós tenhamos que assistir as campanhas de outras cidades e ficar sem base pra escolha na hora do voto
Mesmo boa parte das pessoas gostando desses momentos, acredito que esses horários políticos gratuitos na televisão não farão muita falta para a maioria dos eleitores. Porque nesses horários, sinceramente,ouve-se muitas promessas, mas, posteriormente, pouco cumprimento. Isso quando não se resolve somente atacar a integridade moral ou vida particular dos concorrentes. É vergonhosos quando se faz um debate entre os candidatos. Ao meu ver, todos, sem exceção, fogem ou ludibriam com belas palavras aquilo que lhe foi perguntado.Tome-se como exemplo as entrevistas feitas recentemente pela Rádio Arara Azul, na pessoa do radialista Demerval Moreno, com os candidatos à Prefeito. Assisti quase todas as entrevistas e percebi que em alguns momentos o locutor teve que provocar e instigar o candidato para que voltasse à questão central e respondesse, em síntese, aquilo que lhe foi perguntado. Lamentável. Não é só dizer o que fazer, mas como fazer e, se não executar, ter a hombridade de explicar àqueles que o elegeram o motivo da não execução. É o mínimo que merecemos.
Postar um comentário