terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vendaval com ‘chuva de pedra’ desaba sobre Parauapebas

Fotos: Ronaldo Modesto





Waldyr Silva

Waldyr Silva


Árvores, postes, semáforos, pontos de iluminação pública, placas de sinalização, telhas e antenas de provedor de internet foram ao chão com a força do vendaval com chuva de granizo que abateu a cidade de Parauapebas no início da noite do último domingo (19), com duração de aproximadamente 16 minutos.
Além do estrago acima, o vendaval deixou mais de 80% da população sem energia elétrica durante toda a noite, só se restabelecendo por volta do meio-dia desta segunda-feira (20). À tarde, depois das 15 horas, boa parte do bairro Cidade Nova ficou cerca de seis horas com energia numa única fase.
Os prejuízos sofridos pela população, comerciantes e prestadores de serviço foram alimentos estragados na geladeira, veículos esmagados por árvores e concreto de parede; computadores e outras mercadorias molhados, com telhados levados pelo forte vento; e suspensão de aulas em várias escolas, por causa da falta de energia elétrica.
Na manhã desta segunda-feira (20), e em boa parte da tarde, era grande a movimentação de eletricistas da Celpa fazendo manutenção da rede elétrica para restabelecimento da energia na maioria dos bairros da cidade. Com a interdição de ruas para execução dos serviços elétricos, semáforos apagados e remoção de entulhos e árvores derrubadas pelo temporal, a movimentação de veículos registrou vários engarrafamentos em pontos estratégicos da cidade.
Na hora do vendaval, o advogado Manoel Chaves Lima, assessor jurídico da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), por pouco não ficou preso nas ferragens de seu veículo modelo Pálio. Obrigado pela ventania, ele estacionou o carro na Rua E, em frente ao quartel da Polícia Militar, e uma parte da parede de uma loja despencou sobre o veículo, deixando o mesmo completamente amassado. Por sorte, Manoel Chaves teve apenas ferimentos leves e conseguiu sair com vida do local. Já o Pálio ficou completamente destruído com o peso enorme do bloco da parede. Matéria veiculada na edição desta terça-feira (21) no Jornal Correio do Tocantins

Nenhum comentário: