quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Marabá e Canaã vão receber Estações Conhecimento

As prefeituras de Canaã dos Carajás e de Marabá assinaram, nesta semana, convênio com as Estações Conhecimento que serão inauguradas nos dois municípios. A parceria foi formalizada duas semanas após a inauguração da Estação Conhecimento da APA do Igarapé Gelado, em Parauapebas.

As Estações Conhecimento são núcleos de desenvolvimento humano e econômico idealizados pela Fundação Vale e viabilizados por meio de parcerias locais com poder público e entidades da sociedade civil organizada. Estes núcleos nascem como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). A proposta é que eles sejam centros de referência em boas práticas de desenvolvimento territorial, onde se busca desenvolver integralmente as pessoas, respeitando as vocações produtivas locais.

Em Marabá, as obras de construção da Estação Conhecimento tiveram início em março. Localizada no Bairro São Félix, a estrutura contará com pista de atletismo, campo de futebol, piscina semiolímpica, edifícios educacional e profissionalizante e teatro. Serão atendidas aproximadamente duas mil pessoas, principalmente crianças e jovens.

As atividades incluirão esporte (atletismo, natação, futebol) cultura (dança, teatro, música) e cursos de profissionalização para construção civil, hotelaria e serviços e gestão pública. Serão investidos aproximadamente R$ 12 milhões na implantação da Estação em Marabá, incluindo a aquisição de equipamentos para os prédios.

Já em Canaã dos Carajás, as obras terão início ainda este ano. A intenção é que a Estação funcione nos mesmos moldes da unidade da APA do Gelado, onde são realizadas ações de educação, esporte e apoio às atividades produtivas locais, deixando-as sustentáveis e competitivas.

No Pará, também serão construídas Estações Conhecimento em Barcarena, Curionópolis e Ourilândia do Norte. A previsão da Fundação Vale é que 18 Estações estejam em atividade no Brasil até 2012, beneficiando aproximadamente 30 mil jovens também no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão e Minas Gerais.

A primeira Estação começou a funcionar em Tucumã, no sudeste do Pará, em outubro de 2008. Desde então, mais de 580 pessoas fizeram cursos de qualificação profissional, uma cooperativa de produtores de biojoias se formou no local e cerca de 740 jovens iniciaram a prática de atletismo, natação e futebol, conquistando 64 medalhas em competições esportivas estaduais. (Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: