sábado, 11 de setembro de 2010

PM inicia curso para formação de soldados em Parauapebas

Ronaldo Modesto


Ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, a aula inaugural do curso de formação de soldados para servir à Polícia Militar do Estado.

A solenidade de abertura da aula inaugural do curso contou com a participação dos comandantes da Polícia Militar, major Juniso; do Corpo de Bombeiros, capitão Luís Cláudio; da juíza Suzana, titular da Segunda Vara do Trabalho em Parauapebas; do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Ademir Fernandes; do vereador Odilon Rocha; e dos secretários municipais de Educação, Raimundo Neto; e de Saúde, Evaldo Benevides.

Com duração de 8 meses, o curso tem a supervisão do major Juniso, comandante local da PM; coordenação do capitão Miranda, instrutores civis e militares com vasta experiência nas disciplinas e conta com 42 candidatos aprovados em concurso público em 2008.

A aula inaugural teve como ministrante a juíza Suzana, titular da Segunda Vara do Trabalho em Parauapebas, autoridade com vasta experiência na formação de soldados em Belém.

De acordo com o coordenador do curso, capitão PM Miranda, o concurso público realizado no estado em 2008 ofertou 50 vagas para praças de Parauapebas, todas preenchidas.

Oito candidatos aprovados no referido concurso anteciparam e entraram com pedido na justiça para fazer o curso de formação de soldados que estava sendo realizado em Marabá. Foram atendidos e já estão trabalhando em Parauapebas. Agora, os outros 42 aprovados no concurso público estão fazendo o curso em Parauapebas.

Segundo o oficial da PM, dentro das matérias ministradas aos alunos constam disciplina e ética a serem observadas na execução dos serviços de membros da Polícia Militar, direitos humanos e polícia comunitária, aproximando cada vez mais a população da Polícia Militar. Constam ainda matérias específicas de direito, técnicas policiais, tiro ao alvo, abordagem, segurança pública, entre outras.

No decorrer do curso, que é avaliativo, os alunos vão observar e ser observados se verdadeiramente têm aptidão para vestir a farda da PM e servir à comunidade. Após a formação da turma, os aprovados vão trabalhar no 23º BPM, que atende aos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

“Este é o terceiro concurso público para policiais militares em Parauapebas realizado nos últimos três anos, mas a demanda ainda é muito grande na região, em virtude do crescimento populacional”, finaliza o capitão Miranda. (Matéria veiculada na edição deste sábado (11) no Jornal Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: