sábado, 25 de setembro de 2010

Incêndio ameaça acampamento de sem-terra em ferrovia da Vale

Regilma Santana


Açailândia - Cerca de 150 famílias do Acampamento João do Vale, situado na Fazenda Conquista, no município de Açailândia (MA), denunciam que seus barracos estão ameaçados por incêndio provocado por faíscas expelidas durante a manutenção dos trilhos da Estrada de Ferro Carajás, administrada pela mineradora Vale.

As famílias sem-terra relatam que o fogo iniciou nas proximidades da ferrovia e foi se espalhando, atingindo agora a área da fazenda ocupada e causando enormes prejuízos e pondo em risco a vida dos trabalhadores.

Iniciado por volta do dia 16 de setembro, o incêndio já consumiu 220 hectares, incluindo matas nativas, florestas emergentes e toda a biodiversidade, já que essa é uma região que faze parte da Amazônia.

A comunidade encaminhou denúncia ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi informado e se comprometeu em fazer denúncia oficial aos órgãos competentes, já que a área em chamas pertence à União.
“É muito importante ressaltar que todas as acusações de incêndio sempre responsabilizam os trabalhadores rurais como culpados. Exigimos das autoridades que tomem providência e punam os responsáveis do incêndio”, cobra Maria Divina, da coordenação do MST.

Segundo ela, as famílias do acampamento e de outras comunidades rurais próximas vivem momentos de aflição e insegurança por seu lar e suas vidas ameaçadas e por assistirem a natureza sendo destruída.

Os trilhos da Estrada de Ferro Carajás, que liga Parauapebas, no Pará, a São Luís, no Maranhão, percorre cerca de 800 quilômetros por terras maranhenses.

Nesse trecho, o que se vê de um lado e de outro da ferrovia, quando não são povoados muitos pobres, é uma imensidão de terras devastadas, varridas em consequência do projeto de mineração da região. (Reynaldo Costa, no no site do MST)

Nenhum comentário: