segunda-feira, 2 de abril de 2007

Educação Ambiental lança sistema de informações pela internet

Fundamental para o desenvolvimento de uma cultura mais comprometida com a defesa do planeta, a educação ambiental vai ganhar um forte aliado. Na próxima quarta-feira (4), será lançado em Brasília o Sistema Brasileiro de Informações sobre Educação Ambiental (Sibea), portal eletrônico que abrigará dados sobre especialistas, instituições e rede sociais relacionados ao tema.
O Sibea foi concebido pela diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Stela (IS), organização sem fins lucrativos especializada em gestão do conhecimento e constituída por pesquisadores em inovação tecnológica. O sistema atende a uma determinação da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), regulamentada em 2002.
O desenvolvimento do projeto deu-se a partir do suporte da plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). “Isso nos permitiu começar o Sibea com um volume maior de informações”, diz José Vicente de Freitas, diretor-substituto de Educação Ambiental do MMA.
Em 2002, o Sibea detinha 5,4 mil registros de informações. “Hoje já estamos com 200 mil registros”, diz José Vicente. “O objetivo é fazer com que qualquer pessoa tenha acesso às informações do sistema”, completa. Dois dos princípios que orientam o Sibea são democratização e a descentralização de dados.
O Sibea iniciará suas operações com três blocos diferentes de informações. Chamados de diretórios de competência, eles abrigarão, respectivamente, as categorias “pessoas” (dados sobre especialistas em educação ambiental); “instituições” (sobre entidades, institutos, etc.); e redes sociais (informações sobre grupos que atuam no setor).

Nenhum comentário: