domingo, 29 de abril de 2007

Parmalat quer instalar fábrica em Parauapebas

Prefeito Darci, Otiniel e Carlos Henrique
Acompanhado de Carlos Henrique, gerente de Desenvolvimento Sustentável da empresa, o vice-presidente da Parmalat do Brasil, Otiniel Rodrigues Lopes, esteve esta semana na região mantendo contato para instalação de uma fábrica para industrialização de leite in natura.
Na última quarta-feira (25), os executivos acompanharam o prefeito Darci José Lermen numa reunião com representantes da Cia. Vale do Rio Doce e produtores rurais, em Carajás, para tratar do asfaltamento de uma estrada que sairia do Projeto Salobo para as minas de ferro da Vale.
Após a reunião com o pessoal da CVRD, que decidiu que a estrada será desviada para sair na vila Palmares I, Otiniel Lopes e Carlos Henrique aproveitaram, a pedido do prefeito, para fazer uma palestra aos produtores rurais da Apa, colônia Paulo Fonteles e Vila Sanção sobre os benefícios que a fábrica da Parmalat trará para a região.
Na oportunidade, o vice-presidente da Parmalat explicou que, anteriormente, a relação da empresa com produtores era apenas comercial, mas hoje ela decidiu ajudar os fornecedores a transformar a produtividade, aplicando tecnologia nas fazendas adquirida na Embrapa, em universidades e outras instituições.
Questionado sobre os critérios que levaram a Parmalat a optar pela região para implantar uma fábrica de industrialização de leite, Otiniel Lopes respondeu que se trata de um novo desafio da empresa em trabalhar em assentamentos, transformando as famílias assentadas em potenciais produtores de leite de alta qualidade.
O projeto envolve a instalação de uma fazenda integradora dotada de laboratório de genética, veterinários e zootecnistas, e uma fábrica para industrialização do leite, num investimento que gira em torno de R$ 100 milhões.
“Há três meses, iniciamos conversações com a governadora do Estado, com o prefeito de Parauapebas, Embrapa, Emater e instituições financeiras, buscando informações para instalação do empreendimento”, informou o empresário, acrescentando que a empresa até o momento ainda não definiu o município onde serão implantadas a fábrica e a fazenda integradora, pois isso vai depender de negociação política com as administrações municipais da região.
300 empregos diretos
De acordo com o prefeito Darci Lermen, o projeto da Parmalat visa favorecer os produtores rurais, com a aquisição de tanques de resfriamento de leite e outros equipamentos, assistência técnica e a compra do leite.
“A iniciativa deve beneficiar, na sua plenitude, até 10 mil agricultores da microrregião, além de gerar em torno de 300 empregos diretos”, revela o prefeito, adicionando que a administração está oferecendo toda estrutura para que o empreendimento seja implantado no município.

2 comentários:

Ronaldo Giusti disse...

Caro Waldir,

Bom saber que Parauapebas caminha para um desenvolvimento diversificado, ou seja, não fica dependendo apenas dos investimentos da CVRD e suas subsidiárias.
Peço que acesse ao meu blog e deixe seus comentários: www.blogdogiusti.blogspot.com
Um grande abraço

Waldyr Silva disse...

Caro Giust:
Muito bom seu blog. Tomei a liberdade de lincá-lo ao meu.
Abraços:
Waldyr Silva
Parauapebas (PA)