quarta-feira, 25 de abril de 2007

Equipe da Record é agredida e presa em Belém

O cerceamento à liberdade de imprensa mais uma vez foi notícia. Na manhã de quarta-feira (25), o policial federal, identificado como Alessandro Dantas de Oliveira, agrediu e deu voz de prisão à equipe da TV Record em Belém, formada pelos jornalistas Edílson Matos, repórter-cinematográfico, e Célia Pinho, repórter, além do motorista Marcelo Silva.
O policial é acusado de ter assassinado um assaltante, na manhã da terça-feira (24), em frente ao colégio Grão Pará, no bairro do Marco, capital paraense, onde a equipe repercutia o caso quando foi presa e teve seu equipamento de reportagem danificado.
Em nota oficial, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudiaram a atitude do policial, qualificando-a como abuso de poder e como um atentado à liberdade de imprensa.
As entidades também condenaram o tratamento desrespeitoso dado aos profissionais, que foram algemados e detidos na sede da Polícia Federal.
A presidente do Sinjor-PA, Carmen Silva, informa que o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo, entrou em contato com o delegado-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, para pedir esclarecimentos sobre o fato e solicitar providências. Da mesma forma, a Fenaj também está entrando em contato com o ministro de Justiça, Tarso Genro, para denunciar o caso.

Nenhum comentário: