segunda-feira, 16 de abril de 2007

Programação em Eldorado do Carajás

A programação em Eldorado do Carajás, nesta terça-feira (17), quando a governadora Ana Júlia Carepa estará presente, tem início às 9 horas, na “Curva do S”, com culto ecumênico; às 11 horas, inicia o ato político, e às 15h30 a governadora recebe título de cidadã na Câmara Municipal de Eldorado do Carajás.
Estima-se que cerca de 10 mil pessoas participe do ato este ano, o dobro do número de participantes registrado em 2006, quando o massacre completou dez anos.
Massacre
Ocorrido em 17 de abril de 1996, o confronto ficou conhecido como o massacre de Eldorado do Carajás, no qual dezenove trabalhadores sem-terra foram mortos pela Polícia Militar.
Cerca de 1.500 trabalhadores rurais estavam acampados na região e decidiram fazer uma marcha em protesto pela demora da desapropriação de terras. Os sem-terra obstruíram a PA-150 e a Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local.
Os sem-terra revidaram com paus e pedras. A polícia, então, partiu para uma ação mais violenta e atirou, resultando na morte dos dezenove manifestantes.

_______________
Atualizada em 16h45

Na manhã desta segunda-feira (17), o Corpo de Bombeiros realizou vistoria técnica no palco onde ficarão as autoridades e os representantes de movimentos sociais. No posto de saúde montado no acampamento, houve atendimentos médicos e distribuição de vacinas contra a gripe, para idosos e crianças.
Uma vigília, que começa às 20 horas desta segunda-feira (16), abre oficialmente a programação. A partir das 8h30 da manhã de terça-feira (17), acontece a “Mística”, apresentação cultural reunindo integrantes de vários acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
Equipes do governo e integrantes da coordenação do MST no acampamento se reuniram para acertar os últimos detalhes da programação. “Até o final da tarde tudo deve estar pronto”, declarou Ivagno Brito, da coordenação do MST.

Nenhum comentário: