terça-feira, 3 de abril de 2007

Inaugurada Farmácia Popular do Brasil em Parauapebas

Inauguração contou com participação popular

Em parceria com o governo federal, o prefeito Darci José Lermen inaugurou, no último sábado (31/03), a primeira unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil em Parauapebas. Com a inauguração, o programa contabiliza 286 unidades em 230 municípios de 25 estados e do Distrito Federal.
A farmácia está localizada na rua Rio de Janeiro nº 13, esquina com rua Amazonas, bairro Rio Verde, e atende no horário das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 12 horas, aos sábados.
Remédio mais barato
De acordo com Darci Lermen, a Farmácia Popular é mais um serviço disponível para a população carente do município. “Demorou em ser inaugurada, mas está bem feita, moderna, com equipe bem treinada, como manda a legislação. Além do mais, é um serviço social de grande alcance para a população, porque disponibiliza remédio mais barato para as famílias mais carentes”, frisou.
Para o vice-prefeito Moisés Gomes, a Farmácia Popular veio em um momento especial para a população, “pois oferece preços mais acessíveis nos medicamentos disponibilizados na unidade”.
A farmácia terá à disposição dos usuários medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa. Além de Parauapebas, a nova unidade está preparada para atender os municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, beneficiando aproximadamente 200 mil habitantes da região.
18 unidades no Pará
Com a nova unidade da Farmácia Popular em Parauapebas, o Pará passa a contabilizar 16 municípios com 18 unidades em funcionamento nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua (3 unidades), Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Curuçá, Marituba, Paragominas, Santarém, Tomé Açú, Tucuruí e Xinguara.
A unidade tem estrutura adaptada à realidade regional, conta com as farmacêuticas bioquímicas Emiliete Silva Santos e Luzimara dos Santos Silva, e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.
Para ter acesso aos medicamentos, basta o interessado se dirigir à farmácia com receita médica ou odontológica. As farmácias populares contam com 95 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos.
Por meio da Fiocruz, os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país. Dessa forma, é possível reduzir, em média, até 90% no preço dos produtos.
Medicamentos
Os dez medicamentos mais procurados nas farmácias são sinvastatina (redutor de colesterol), omeprazol (contra gastrite), captopril (para hipertensão), atenolol (para hipertensão), enalapril (para hipertensão), ácido acetil-salicílico (analgésico e coadjuvante no tratamento da hipertensão), metformina (contra diabetes), ranitidina (contra gastrite) e nifedipina e mononitrato de isossorbida (para o tratamento de doenças cardiovasculares).
Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800 61 1997) ou da internet (http://www.saude.gov.br/).

Nenhum comentário: