quinta-feira, 12 de abril de 2007

Relatório de gestão das florestas públicas

As florestas brasileiras ocupam 56% do território do país. É a maior área contínua de floresta tropical do mundo. Nela, circulam 20% de toda a água potável disponível no mundo. O Brasil é o maior produtor e o maior consumidor mundial de produtos florestais.
Além de oferecer rica variedade de material genético para a indústria de fármacos, cosméticos, resinas, óleos e alimentos, as florestas brasileiras fornecem insumos fundamentais para setores estratégicos da economia nacional, como siderurgia, construção civil, indústrias moveleira e papeleira.
Há mais de um ano, esse poderoso manancial, responsável por 3,5% do Produto Interno Bruto brasileiro pela oferta de 2 milhões de empregos e por 8,5% das exportações, vem sendo administrado pelo poder público com base na Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284).
Marco legal da gestão das florestas, a nova legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, vem, aos poucos, introduzindo novas práticas, provando que é possível extrair riqueza da floresta sem destruí-la. É o que se chama de desenvolvimento sustentável.
O diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, encaminhou nesta quarta-feira (11), ao Congresso Nacional, o 1º Relatório de Gestão das Florestas Públicas. O procedimento é uma exigência da própria lei, que, no artigo 53, estabelece a obrigatoriedade da elaboração anual do relatório e sua apreciação pelo parlamento do país, pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e pelo Ministério do Meio Ambiente.
Com a Lei 11.284, aprovada em 2006, o Serviço Florestal Brasileiro se tornou órgão responsável pela gestão das florestas públicas no Brasil. "A exigência de produção do relatório é positiva, pois reforça os mecanismos de transparência e de controle social adotados na gestão florestal", diz Azevedo.
Além do processo de regulamentação da lei, o documento registra as ações desenvolvidas no último ano voltadas a gerir as florestas no país, como, por exemplo, a criação dos distritos florestais sustentáveis.
O relatório traz ainda uma relação das prioridades do Serviço Florestal Brasileiro para a gestão de florestas em 2007. (Rubens Júnior)
Confira aqui a íntegra do relatório

2 comentários:

ArquitetoX disse...

Tudo bom Waldir, meu nome é Paulo Antonio, sou estudante de arquitetura, e estou prestes a me formar, a alguns meses atras visitei sua cidade, e achei varias caracteristicas interessantes, para com as quais posso me envolver dentro da minha area. Bem como disse estou prestes a me formar, ao conhecer a estação ferroviaria, achei interessante, propor como meu projeto final, a readequação dela, ou uma nova. Porém preciso do maximo de informações sobre o assunto e sobre a estação. Gostaria de pedir a vc se não seria possivel uma ajuda, para conclusão deste meu projeto. Logo pretendo apos me formar residir em parauapebas, sendo assim dentro em breve poderiamos conversar. desde ja agradeço.Sou de Barra do Bugre-MT, e estudo na UNEMAT, universidade do estado...
Arq.xdesign@gmail.com

Waldyr Silva disse...

Caro "Arquitetox":
Entre em contato com o e-mail blogdowaldyr@gmail.com. Abraços:
Waldyr Silva
Parauapebas (PA)