segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Seminário da Aicop debate deveres, direitos e ética profissional

Fotos: Pebinha de Açúcar

Dezenas de profissionais de imprensa debateram neste sábado (20), no auditório Plenarinho da Câmara Municipal, direitos e deveres dos jornalistas no exercício da profissão no IV Encontro de Imprensa e Comunicação, promovido pela Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop).
O evento contou com a participação de jornalistas do Sistema de Comunicação do Pará: o secretário-adjunto de Comunicação, Samuel Mota; o assessor de imprensa da Polícia Civil, Walrimar Santos; e o diretor de jornalismo da Secom, Paulo Silber, além da jornalista e documentarista Úrsula Vidal e do juiz da 3ª Vara Criminal de Parauapebas, Líbio Moura.
Após as palestras, foi formada mesa-redonda, quando cerca de 50 profissionais de comunicação – jornalistas, assessores de imprensa, blogueiros e donos de veículos – questionaram os convidados a respeito do conteúdo apresentado.
O tema que mais acendeu os ânimos durante o debate foi suscitado pelo juiz Líbio Moura: “O medo não pode ser um obstáculo para o exercício livre do jornalismo”, afirmou o magistrado. Ele ponderou, no entanto, que esse medo se manifesta justamente nos lugares em que os comunicadores são pressionados por ameaças veladas ou explicitas.
Líbio Moura também se mostrou feliz com a aproximação entre imprensa e Judiciário, que favorece a ambos os lados. “A imprensa é o 4º poder. Isso está cada vez mais claro e deve ser respeitado”, sublinhou.
Discutiu-se ainda a relação entre os comunicadores e suas fontes, os modos de produção de conteúdo em assessorias de imprensa, o dever do jornalista como mediador social, além de questões como credibilidade, autonomia, arrogância, responsabilidade e imparcialidade.
Na avaliação da presidente da Aicop, Cléo Lopes, a participação da Secretaria de Comunicação do Pará foi fundamental para o sucesso do nosso evento, “por nos proporcionar novos aprendizados em jornalismo”.
“A possibilidade de trocar experiências com os profissionais da Secom foi muito produtiva para a gente”, destacou Bariloche Silva, diretor do Portal Pebinha de Açúcar.
“A qualidade da imprensa de Parauapebas nos surpreendeu e reafirmamos a nossa disposição de levar as ações da Secom cada vez mais para os quatro cantos do Pará”, avaliou o secretário-adjunto Samuel Mota.

Nenhum comentário: