sexta-feira, 24 de abril de 2015

Curso de formação da guarda municipal terá início no dia 4

Na manhã desta sexta-feira (24), uma reunião com a Comissão de Concursos, Secretaria Municipal de Administração (Semad), Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), representante do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp) e Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) definiu que a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal será realizada no dia 4 de maio, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), às 8 horas da manhã.
De acordo com a gestora da CTRH, Elveni Dalferth, o processo de recebimento da documentação e dos exames está adiantado e em fase de conclusão.
Segundo a titular da Semad, Leudicy Leão, o prefeito tem uma preocupação e um cuidado muito grande com toda a qualificação desses agentes de segurança púbica.
O secretário interino da Semsi, Eliésio Miranda Ferreira, ressaltou que a implantação da guarda no município é uma expectativa de toda a população. “Trabalhar com a questão de segurança pública faz parte dos anseios do governo e da comunidade. Estamos certos de que todos nós temos muito a ganhar”, observou.
Aula inaugural
No primeiro dia de aula, assim como no decorrer do curso, os alunos deverão se apresentar com camiseta de malha branca com mangas, calça jeans, cinto preto, meias brancas e tênis branco ou preto.
Curso de formação
O curso de formação da guarda municipal terá a duração de cerca de três meses. Ao todo, 148 candidatos participarão de mais esta fase do concurso, divididos em quatro turmas. As aulas ocorrerão no Ceup e terão 464 horas/aula.
O projeto pedagógico prevê aulas teóricas e práticas com mais de 20 matérias relacionadas à formação, conforme padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Serão cinco módulos, sendo que os quatro primeiros compreenderão todos os candidatos. Após o termino do 4º módulo, partiremos para o 5º módulo, que é a formação dos inspetores, que serão posteriormente escolhidos conforme critérios a serem definidos”, explicou a major Ana Raquel Cordeiro Lopes, supervisora do Iesp.
Ainda segundo Ana Raquel, após o término de cada módulo os alunos serão avaliados, por meio de uma prova com questões do conteúdo que foi ministrado naquele período. “Todos os módulos são eliminatórios, considerados como fases do concurso. Só passa para o módulo seguinte se tiver um bom aproveitamento no módulo anterior”, esclareceu.
Para o secretário interino da Semsi, os candidatos terão todo o apoio para que possam se sair da melhor forma possível durante o processo.  “Todos terão um amparo técnico dos instrutores, da coordenação e da prefeitura. Estamos unidos para ajudar da melhor maneira e garantir a qualificação da melhor forma possível”, frisou Eliésio Ferreira.
Um convênio firmado entre a Prefeitura de Parauapebas e Governo do Estado possibilitou a formação da guarda, conforme os parâmetros e diretrizes nacionais. O curso de qualificação será ministrado pelo Iesp, ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará. (Sara Nascimento / Ascom PMP)

Nenhum comentário: