sábado, 25 de abril de 2015

Comércio e serviços registram crescimento na geração de empregos em fevereiro

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) divulgou nesta sexta-feira (24) o Informe Técnico do Mercado de Trabalho Paraense referente ao mês de fevereiro, feito com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os setores de comércio e serviços foram os que registraram maior crescimento na geração de emprego, com saldo de 1.486 e 63 vínculos, respectivamente.
O Informe Técnico da Fapespa aponta ainda que entre os municípios paraenses Ananindeua foi o que apresentou o maior saldo de empregos no período, com 344 novos vínculos, seguido por Vitória do Xingu (377) e Canaã dos Carajás (312).
Apesar dos números positivos, na avaliação geral o mercado de trabalho paraense apresentou déficit de 815 vínculos formais no mês de fevereiro. O resultado mantém uma sequência de cinco meses de queda, desempenho contrário ao apresentado no mesmo período ao longo dos últimos quatro anos.
Em fevereiro, o mercado paraense admitiu 29.409 trabalhadores e desligou 30.260. Esse mesmo desempenho negativo na geração de empregos foi compartilhado por 17 estados brasileiros e reflete a atual conjuntura econômica do país, que encerrou o mês com redução de 2.415 empregos formais.
O Informe Técnico do Mercado de Trabalho paraense pode ser acessado pelo link http://www.fapespa.pa.gov.br/sites/default/files/Informe_Tecnico_Mercado_de_Trabalho_Fev_2015.pdf. (Helen Barata)

Nenhum comentário: