segunda-feira, 31 de março de 2014

Formadores de Opinião (5)

Waldyr Silva
Iniciamos a coluna desta semana reportando debate do grupo Formadores de Opinião (FO) sobre obras que vêm sendo executadas pela atual administração municipal. Para alguns dos membros do grupo, a maioria das obras em andamento ou concluídas foi iniciada na gestão anterior, entre elas a do hospital municipal.
Com relação à continuidade de obras de governo anterior, um dos debatedores opinou que concluir algo da gestão passada mostra compromisso com a coisa pública.
O grupo criticou também a manutenção de alguns secretários municipais no cargo por laços de amizade com o chefe do Executivo e não por méritos técnicos.
No tema saúde, foi reconhecido que a área é o calcanhar de Aquiles de qualquer governo, e por isso são raros os gestores que tenham merecido elogios pelo trabalho executado à frente da pasta.
Ainda no assunto, os debates lembraram que a gestão passada contratou a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Bem Viver para administrar o hospital municipal “Teófilo Soares”.
O grupo denunciou que a Oscip Bem Viver estava envolvida em falcatruas em várias cidades onde atuava, mas mesmo assim o governo anterior a contratou para administrar o hospital público, chegando a provocar prejuízo também em Parauapebas, cujo valor não foi revelado.
Sobre educação, o assunto girou em torno da atuação do ex-secretário e da atual Juliana de Souza. Um dos membros do grupo FO defendeu que o ex-secretário fez uma gestão compartilhada e com isso alcançou o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Estado do Pará.
Quanto a atual secretária municipal de Educação, o grupo reconheceu que ela tem competência e a sensibilidade para fazer um bom trabalho à frente da paste que gerencia.
Os debatedores lembraram também que o atual prefeito assumiu o comando da administração do município com PPA (Plano Plurianual Aplicado) deixado pela gestão passada, e também deixará para seu sucessor que assumir em 2017.
Um dos integrantes do grupo destacou que muitas críticas atribuídas a uma gestão atual na maioria das vezes vêm de pessoas que estiveram dentro do governo em gestões anteriores e na atual ficaram de fora. “Quem esteve dentro sente falta, reclama e critica até, às vezes, conseguir espaço novamente”.
Foi dito no debate que todas as pessoas que aqui chegaram com boas intenções para morar torcem, lutam e querem o bem do município, independente de pertencer ou não a alguma sigla partidária ou para quem votou.
Prosseguindo nos debates, foi discutido que este ano os Formadores de Opinião têm uma grande oportunidade para colaborar com os gestores na elaboração de um plano diretor de mobilidade e acessibilidade urbana.
“Que adianta pensar em melhor transporte para a cidade se ainda continuamos com vias para 50 mil habitantes e uma frota de quase 80 mil veículos circulando na cidade?”, indagou um membro do grupo.
O grupo FO apela para que a prefeitura olhe com atenção os cruzamentos da Rodovia PA 160, mandando colocar semáforos, construir rotatórias ou outros tipos de orientação ou advertência nos pontos mais críticos da estrada.
Na quarta-feira (26), Amparo Borges, membro do grupo FO, informou aos colegas que a partir daquela data estava assumindo a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsi), que tem como gestor Hipólito Gomes, integrante também do grupo.
“Coloco-me à disposição dos senhores, sobretudo, dos representantes dos meios de comunicação, a fim de que possamos manter a nossa relação profissional direta, estreita e eficaz, dentro das possibilidades que forem concedidas”, afirmou Amparo Borges.
Na quinta-feira (27) o grupo havia agendado reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Josineto Feitosa, mas ele cancelou o encontro, alegando ter assumido outro compromisso mais relevante.
Como a maioria dos debates é feita por celular, via wahatsapp, foi marcada uma reunião para as 20 horas do próximo sábado (5) na sede provisória da Aicop, localizada na Rua Marabá nº 259, Bairro da Paz, para alinhamento dos debates.

Nenhum comentário: