segunda-feira, 17 de março de 2014

Formadores de Opinião (III)

Waldyr Silva
Na coluna desta semana, vamos reforçar alguns temas debatidos no encontro do grupo Formadores de Opinião (FO) com o secretário municipal de Obras, Raimundo Queiroga, ocorrido no dia 11, uma vez que a matéria completa foi publicada em alguns veículos de comunicação.
A comissão do grupo recebida pelo titular da Semob foi formada por Carlos Alessander, Carlos Refribom, Cleo Lopes, Danilo Freitas, Frank James, Genésio Filho, Pedro Alcântara e Waldyr Silva.
Antes dos questionamentos, o secretário de Obras apresentou um organograma da repartição pública, resumo das atividades executadas e planejadas pela pasta, obras concluídas e em andamento e operação tapa buraco.
Raimundo Queiroga falou dos estágios em que se encontram as obras e projetos, como a construção da orla no Rio Parauapebas, a duplicação das rodovias PA 160 e PA 275 e da estrada Faruk Salmen; pavimentação de estradas vicinais na zona rural e obras de infraestrutura do complexo de bairros Altamira.
Sobre a orla, o secretário informou que o processo de licitação para contratação da empresa que vai fazer a primeira etapa da obra, no percurso da portaria de acesso a Carajás até a Chácara das Estrelas, deverá estar concluído até setembro deste ano.
Com relação à duplicação da estrada Faruk Salmen, no trecho que vai da delegacia de polícia até a Vila Palmares Sul, o gestor da Semob confirmou que a obra, que deve ser iniciada nos próximos dias, é de responsabilidade da mineradora Vale, com contrapartida da prefeitura.
Quanto às obras de drenagem e pavimentação asfáltica das vias públicas dos bairros que integram o complexo Altamira, Raimundo Queiroga garantiu que os serviços serão retomados a partir do mês de abril pela empresa CTC.
A respeito da coleta de lixo, o secretário informou que a coordenação deste serviço é exclusiva da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), cabendo à Semob apenas a contratação dos veículos e máquinas para execução dos serviços.
No tema operação tapa buraco, Raimundo Queiroga esclareceu que a Semob conta hoje com cerca de 10 frentes de trabalho executando os serviços durante o dia e à noite, conforme prioridade dos bairros da cidade.
Após os esclarecimentos, o secretário de Obras agradeceu a participação do grupo e se colocou à disposição do mesmo para outras reuniões, no intuito de passar as informações sobre os serviços executados pela repartição pública.
Na avaliação de Genésio Filho, a reunião com o secretário provou mais uma vez a força que tem o grupo FO. “O secretário de Obras teve o cuidado de explanar todo o plano de trabalho da repartição, ouviu as críticas, as ideias e se colocou à disposição para outros esclarecimentos. E o mais importante: deixou um canal aberto para nossas críticas e proposições”.
Para Carlos Alessander, a reunião foi altamente produtiva, repleta de conteúdo. “A receptividade de Queiroga conosco foi extraordinária, mesmo sendo naquele dia o aniversário da filha dele. Acredito que em breve o resultado estará aparecendo, porque parece que o governo está começando a se encaixar”.
Por sua vez, João Batista declarou que estamos acostumados a nos contentar com pouca coisa. “Se daqui um tempo fizer valer o que se propôs agora, aí sim, merecerá elogios. Não podemos fazer festa, coroar alguém só por causa da apresentação de um projeto ou belas palavras, porque estas se vão ao vento”.
Robervaldo Freitas parabenizou os integrantes do grupo pela reunião com o secretário. “Agora, temos que formular os questionamentos, as proposições, assinar e protocolar junto à Semob, para possamos cobrar depois”.
Nesta quinta-feira (20), às 15 horas, o grupo deve ser recebido pelo procurador geral do município, advogado Marcones José Santos da Silva. Na pauta: processo de duplicação da Estrada Faruk Salmen; desapropriação de imóveis na Rua 16, Bairro Maranhão; centro cultural proposto pela mineradora Vale; avanço de loteamento nas áreas de preservação permanente, morros e mananciais, entre outros.
Até a próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: