segunda-feira, 10 de março de 2014

Formadores de Opinião (II)

Waldyr Silva
Para quem não nos acompanhou na semana passada, esta coluna tem o objetivo de publicar as ações debatidas pelos membros do grupo Formadores de Opinião (FO), criado no final do mês de novembro com o objetivo de contribuir com as autoridades no que diz respeito à administração de Parauapebas.
O grupo, cujos membros se comunicam por meio da ferramenta WhatsApp, via celular, é formado por jornalistas, comunicadores, empresários, políticos, sindicalistas, servidores públicos, gestores municipais, desportistas e outros.
Como havia adiantado na coluna anterior, o grupo FO só discute temas de interesse coletivo da comunidade parauapebense, portanto, nada pessoal ou particular. Para outros casos (pessoal ou particular), foi criado o grupo Tribuna Livre, onde se discute tudo, inclusive a parte de lazer de seus membros.
E por falar em lazer, os membros do grupo, acompanhados de suas respectivas famílias, se reúnem todas as quintas-feiras, a partir das 19h30, no clube da Portal Vidros, no Bairro Paraíso, onde jogam futebol soçaite e se confraternizam com churrasco e bebida.
Já nas sextas-feiras, no período das 20 às 21 horas, o encontro do grupo ocorre numa quadra sintética do Bairro Liberdade, para partida de futebol.
Os principais debates dos Formadores de Opinião desta semana se voltaram sobre o carnaval e a possibilidade de entrada de mais 4 vereadores nos quadros da Câmara Municipal.
Sobre a realização do carnaval, o grupo foi unânime em reconhecer que a festa momesca deste ano foi uma das mais bem organizadas e tranquilas do município de Parauapebas.
Por outro lado, os debates em torno da apresentação das escolas de samba na avenida chegaram à conclusão que o poder público está jogando dinheiro fora, ao doar até R$ 30 mil a cada uma das agremiações carnavalesca, cuja apresentação ao povo não faz jus ao investimento recebido.
Na opinião do grupo, caso a prefeitura continue fazendo a distribuição de dinheiro aos blocos carnavalescos e escolas de samba, seria necessário que as agremiações beneficiadas prestassem conta do dinheiro público recebido.
Outra sugestão do grupo, para evitar desperdício de dinheiro público distribuído às escolas e blocos, seria incentivar as agremiações, por meio da Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas (Liabesp), a fazerem eventos para angariar fundos durante o ano.
No desfile das escolas de samba na avenida, os Formadores de Opinião disseram que alguns carros alegóricos pareciam mais com carroças, importante veículo de tração animal em festas juninas.
Uma das escolas, cujo samba enredo homenageava o folclórico Pinduca, rei do carimbó no Pará, desfilou com o artista numa geringonça chamada de carro alegórico. A cada impulso que os manobristas davam para movimentar o andor, Pinduca se esforçava para não cair ao chão.
Os integrantes do grupo se colocam à disposição do governo municipal, da Liabesp e dos próprios dirigentes de escolas de samba e blocos carnavalescos para buscar alternativas que possam alocar recursos que não sejam públicos.
Com relação à possibilidade de ampliação de 15 para 19 vereadores na Câmara Municipal de Parauapebas, o grupo FO discutiu o assunto, levantando as hipóteses de isto vir a acontecer.
Os comentários davam conta que os quatro suplentes de vereadores a assumirem as vagas seriam Joelma Leite (PT), José Benevides, o popular JB (PDT), Marcelo Parceirinho (PMDB) e Zacarias Assunção (PP).
Após discussões e consultas com entendidos no assunto, os integrantes do grupo chegaram à conclusão que o quadro de edis do Poder Legislativo de Parauapebas vai permanecer o mesmo, pelo menos até a próxima eleição para vereador.
O grupo procurou saber também que alguns vereadores estariam dispostos a propor à mesa uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais desvios de recursos públicos na pasta municipal de saúde, mas até agora a suposta CPI ainda não havia sido aprovada em plenário.
Por hoje é só. Até a próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: