sexta-feira, 10 de julho de 2015

TRE disponibiliza agendamento pela internet para recadastramento biométrico

Os eleitores que dispõem de pouco tempo e querem evitar passar horas em filas têm uma nova opção para fazer o recadastramento eleitoral biométrico: o agendamento via internet. Assim, é possível escolher o dia e o horário mais adequado para atualizar o cadastro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

O recadastramento, que é obrigatório para todos os eleitores - inclusive àqueles com voto facultativo - tem como objetivo dar mais segurança à identificação do cidadão no momento da votação, pois a identidade dele será confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica. Desta forma, não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando as eleições ainda mais seguras.

Para fazer o agendamento, basta o eleitor acessar o site do TRE (www.tre-pa.jus.br) e clicar na guia 'recadastramento biométrico', de preferência com o título de eleitor em mãos, mas caso não seja possível, a marcação poderá ser feita preenchendo os campos do formulário eletrônico com outros dados pessoais.

Após a realização do agendamento, o eleitor deverá comparecer ao posto único de atendimento do Cartório Eleitoral de Parauapebas, localizado na Rua Rio Branco nº 149, Quadra 02, Lote 38, Bairro Beira Rio I, às margens da Rodovia PA 275, no dia e horário escolhidos, portando documento de identificação original, comprovante de residência e título de eleitor (se tiver).

Para a operação de alistamento, ou seja, para quem for fazer o título pela primeira vez e tiver idade de 18 a 45 anos, do sexo masculino, deverá apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar. Quem ainda não transferiu o título para o município também pode aproveitar para fazer a mudança de zona eleitoral.

Documentos exigidos
Carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social; passaporte modelo antigo (verde); passaporte modelo novo (azul), acompanhado de outro documento oficial que informe os dados de pai e mãe; Carteira Nacional de Habilitação (modelo atual), acompanhada em caso de alistamento (primeira vez) de outro documento oficial que informe a nacionalidade.

O assessor de imprensa do TRE/PA, Faustino Castro, destaca que o agendamento é uma opção rápida e fácil para o eleitor. “Além de evitar filas, o processo de recadastramento é realizado em até 15 minutos. Disponibilizamos 22 guichês com capacidade para fazer até 800 atendimentos por dia, das 8 as 16h45, de segunda a sexta-feira”.

Segundo Faustino, até o momento o percentual de recadastramentos realizados está abaixo do esperado. Parauapebas possui 137,55 mil eleitores, mas até esta quinta-feira (9) somente 12.971 haviam feito a atualização, o que representa 9,43% do total. A expectativa é que com o agendamento eletrônico essa situação mude e aumente o número de recadastramentos.

Em Parauapebas, o recadastramento eleitoral biométrico teve início no dia 3 de junho e segue até 12 de dezembro de 2015. O eleitor que não fizer a atualização terá o título cancelado, ficará impossibilidade de votar e não obterá a certidão de quitação eleitoral. Nesta situação, ficará impedido de ter acesso a programas assistenciais, não poderá assumir vaga oriunda de concurso público e terá dificuldades para realizar empréstimos na rede bancária, dentre outros prejuízos. (Nayara Cristina / Ascom-CMP)

Nenhum comentário: