quarta-feira, 3 de junho de 2015

Serviço eleitoral de cadastramento biométrico inicia com grandes filas

Previsto para ocorrer no período de 3 de junho a 19 de dezembro deste ano, o recadastramento biométrico dos mais de 136 mil eleitores da 75ª Zona Eleitoral iniciou nas últimas horas da madrugada desta quarta-feira (3) com enormes filas na porta do Posto de Atendimento do TRE na Rua Rio Branco, Bairro Beira Rio, em Parauapebas.

Maria Inês, uma das eleitoras que estava na fila, disse que não esperava que no primeiro dia teria tanta gente, e por isso chegou às 7 horas no posto de atendimento. “Confiei que brasileiro deixa tudo pra última hora e pensei que seria uma das primeiras a chegar, mas fiquei surpresa, e agora vejo mais de 100 pessoas em minha frente”, lamentou.

A fila continuou a crescer, e logo o local atraiu vendedores informais que comercializam lanche, refrigerante e água. Até uma banquinha de plastificação de documentos se instalou próxima à entrada, mas parece que não terá muito sucesso, pois a campanha não é para emissão de documento, mas para revisão das digitais do eleitor e assim tornar dispensável a apresentação de documentos em eleições futuras.

O cartório eleitoral preparou uma estrutura com 25 guichês de atendimento aos eleitores, no horário de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. São estimados 976 atendimentos por dia.

O sistema de revisão eleitoral e opção pelo método biométrico é obrigatório para todos os eleitores do município de Parauapebas, sob pena de cancelamento do título eleitoral.

Quem deve comparecer?
Todos os eleitores do município;
Novos eleitores – alistamento e transferência;

Qual a documentação necessária?
Documentos oficiais de identificação (certidões, RGs, CTPS, carteiras profissionais, CNH) – somente original;
Título antigo – retenção;
Comprovante de residência atual;

Consequências ao eleitor
O eleitor que não realizar o recadastramento biométrico até o último dia terá o seu título eleitoral cancelado;
Impossibilidade de votar, não quitação eleitoral, impacto em programas assistenciais (bolsa família, seguro defeso etc.), prejuízo ao cadastro do CPF, que reflete em vários aspectos da vida do eleitor, como aposentadorias e outros benefícios, obtenção de empréstimos em redes bancárias etc.

Foto: Bariloche Silva / Portal Pebinha de Açúcar

Nenhum comentário: