quinta-feira, 11 de junho de 2015

Parauapebas poderá ter Semana de Saúde Bucal

A proposta, de autoria do vereador Charles Borges (SDD), terá como principal objetivo a prevenção e combate ao câncer bucal. O Projeto de Lei n° 18/2015, que propõe a criação da Semana Municipal de Saúde Bucal em Parauapebas, sugere que a ação seja realizada anualmente na semana do dia 25 de outubro, data em que se comemora o Dia do Cirurgião Dentista, passando, assim, a integrar o calendário oficial de atividades na cidade.

De acordo com o vereador, a programação a ser desenvolvida compreenderá na realização de encontros, palestras, fóruns, debates e campanhas educativas promovidas por professores, dentistas estudantes e estagiários da área, com a finalidade de disseminar técnicas corretas de escovação de dentes, uso do fio dental e higiene da gengiva e da língua, objetivando proporcionar à comunidade maior qualidade de vida por meio da saúde.

Charles Borges explicou que a saúde bucal, como as demais áreas da saúde, é um direito da população. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), atualmente cerca de 20% da população nunca teve acesso a tratamento odontológico. Para minimizar a dificuldade de acesso à saúde bucal, os serviços odontológicos serão estendidos às escolas públicas e às unidades municipais de educação infantil.

O parlamentar ressaltou que o foco principal da semana é o câncer bucal, já que este é um dos maiores problemas encarados pela odontologia moderna. “Para melhor diagnóstico precoce e taxa de cura, são necessários investimentos em prevenção e educação da população. Por isso, a importância desse projeto de destinar uma semana anualmente no município para debater mais especificamente todos os problemas oriundos da saúde bucal”, finalizou.

O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão durante a sessão ordinária de terça-feira (9) e aguarda nova apreciação. Caso esta seja favorável, será sancionado pelo Executivo municipal (Josiane Quintino / Ascom CMP)

Nenhum comentário: